Desafio Internacional das Estrelas: Rápida, nova pista é atração no Desafio

Oitava edição do evento acontece no Kartódromo Beto Carrero, cujo traçado empolga os competidores

Além do grid repleto de astros – já considerado o de maior qualidade desde o início do evento -, o Desafio Internacional das Estrelas contará com outro “protagonista” que promete ser decisivo para a definição do novo campeão. Com 1.244 metros de extensão, o traçado do kartódromo do parque Beto Carrero World é uma das novidades que, aliada à estreia do novo kart, serão alvo das atenções de craques como Felipe Massa, Fernando Alonso, Kamui Kobayashi, Sébastien Buemi, Bruno Senna, Nelsinho Piquet, Cacá Bueno e mais 19 astros do esporte a motor mundial.

A pista, instalada dentro do famoso parque de diversões, é a quarta na história do evento a receber o Desafio Internacional das Estrelas – as demais foram a Toca da Coruja, em Bauru (SP), o Kartódromo dos Ingleses e o Arena Sapiens Park, ambos em Florianópolis (SC). Utilizado no sentido anti-horário, o traçado de 1.244 metros é composto por 12 curvas, sendo sete para a esquerda e cinco para a direita, e já recebeu outros eventos de kart.

Acelerando fundo – “O circuito possui curvas de todos os tipos, mas a predominância são as curvas de média para alta velocidade. Esse detalhe torna a pilotagem bem prazerosa, uma vez que é possível acelerar fundo”, avaliou o paranaense Enrique Bernoldi, que mora em Florianópolis e é também um dos 14 pilotos com passagem pela F1 inscritos no Desafio. “Outra coisa que conta muito a favor da qualidade desta pista são os bons pontos de ultrapassagem. É um traçado bem legal”, destaca Bernoldi.

Presente no cenário nacional desde 2011, o Kartódromo Beto Carrero ainda é novidade para muitos pilotos. É o caso de Bruno Senna, que disputou o Desafio em 2010, quando este ainda era realizado na Arena Sapiens, em Florianópolis. O piloto, que correu pela Williams na F1, neste ano admitiu ter recebido dicas de quem já conhece o traçado: Luciano Burti, outro ex-piloto da categoria máxima que disputará o Desafio.

“O Burti andou treinando na pista há pouco tempo”, revela Bruno. “Ele já pegou a ‘manha’ da pressão dos pneus e se ofereceu para me ajudar. Até já me alertou sobre uma curva que pode até quebrar uma costela”, conta Senna.

Como tanto a pista quanto o kart são novidade, Augusto Farfus, estrela do Brasil no DTM, diz que o fato de alguém conhecer o traçado pode não fazer muita diferença. “Acredito que vão estar todos no mesmo nível e a disputa será interessante”, ressalta o piloto da BMW.

Um dos organizadores do evento, Felipe Massa também destaca a estrutura do Kartódromo, uma das melhores, senão a melhor, do Brasil. “Teremos muitas vantagens em termos de estrutura. As arquibancadas serão todas cobertas, teremos uma sala de imprensa com capacidade para mais jornalistas, além de um amplo estacionamento”, aponta o piloto da Ferrari.

Se alguns pilotos já estiveram na pista, o kart permanece como incógnita. O chassi TS01 KJ preparado pela ART Grand Prix fará sua estreia empurrado pelo motor italiano Iame Parilla de 125 cm3 e 32 cavalos de potência, capaz de atingir velocidades superiores aos 100 km/h – algo notável para um veículo tão pequeno.

Programação do evento:

11.01 – Sexta-Feira
17h00 – Sorteio dos karts
20h00 – Warm up (amaciamento de motor, 10 minutos)
20h30 – 1ª Sessão de Treinos Livres (40 minutos)

12.01 – Sábado
16h00 – 2ª Sessão de Treinos Livres (40 minutos)
17h00 – Abertura dos Portões
17h00 – Treino Livre “Kart dos Artistas” (20 minutos)
17h40 – Treino Classificatório “Kart dos Artistas” (10 minutos)
18h00 – Treino Classificatório Grupo 01 Desafio (15 minutos)
18h30 – Treino Classificatório Grupo 02 Desafio (15 minutos)
19h30 – Top Qualifying
19h30 – Freestyle Motorcross Show
20h15 – Solenidade de Abertura Oficial do Evento
20h30 – 1ª bateria “Kart dos Artistas”
21h15 – Driver’s Parade
21h45 – 1ª bateria Desafio das Estrelas
22h15 – Pódio
22h30 – Entrevista coletiva com os três primeiros colocados da bateria
23h00 – Sorteio de Motores

13.01 – Domingo
08h00 – Abertura dos Portões
08h30 – Warm up (15 minutos)
09h00 – Freestyle Motocross Show
09h45 – Solenidade de Abertura Oficial
10h10 – Desfile dos pilotos
10h30 – 2ª bateria “Kart dos Artistas”
11h00 – 2ª bateria Desafio das Estrelas
11h40 – Pódio
12h00 – Coletiva com os campeões do Desafio

Pilotos inscritos:
Felipe Massa, Brasil, Fórmula 1
Fernando Alonso, Espanha, Fórmula 1
Jaime Alguersuari, Espanha, Fórmula 1
Vitantonio Liuzzi, Itália, Fórmula 1
Kamui Kobayashi, Japão, Fórmula 1
Sebastien Buemi, Suíça, Fórmula 1
Jules Bianchi, França, Fórmula 1
Bruno Senna, Brasil, Fórmula 1
Lucas Di Grassi, Brasil, Fórmula 1/WEC
Bia Figueiredo, Brasil, Fórmula Indy
Augusto Farfus, Brasil, DTM
Felipe Nasr, Brasil, GP2
Nelsinho Piquet, Brasil, Nascar
Pietro Fittipaldi, Brasil, Nascar
Cacá Bueno, Brasil, Stock Car
Luciano Burti, Brasil, Stock Car
Thiago Camilo, Brasil, Stock Car
Antonio Pizzonia, Brasil, Stock Car
Allam Khodair, Brasil, Stock Car
Valdeno Brito, Brasil, Stock Car
Ricardo Zonta, Brasil, Stock Car
Vitor Meira, Stock Car, Brasil
Enrique Bernoldi, Brasil, Stock Car
João Paulo de Oliveira, Brasil, Super GT/Fórmula Nippon
Beto Monteiro, Fórmula Truck
Leonardo Nienkotter, Copa Fiat

Ingressos – Os tíquetes estão disponíveis para compra no site www.blueticket.com.br. A partir do dia 12 de janeiro, os ingressos também poderão ser adquiridos nas lojas Praia Motos, em Balneário Camboriú e Itajaí, no litoral catarinense, e na bilheteria do parque Beto Carrero World, no balneário de Penha (SC).

Sobre o Desafio das Estrelas – O evento é realizado pela RM Eventos e pela XYZ Live. Marcada para acontecer entre os dias 12 e 13 de janeiro no Kartódromo do Be to Carrero World, em Penha (SC), a oitava edição do Desafio Internacional das Estrelas é apresentada pelo Governo de Santa Catarina, Fesporte e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina. Tem copatrocínio de Yamaha, Fiat e Shell, parceria do Parque Beto Carrero World, Hotel Infinity Blue e MG Tires.

Campeões – Daniel Serra (2005), Felipe Massa (2006), Michael Schumacher (2007 e 2009), Rubens Barrichello (2008), Lucas di Grassi (2010) e Jaime Alguersuari (2011).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *