Driver Cup: Porsche faz 326,6 km/h e detém novo recorde

Foi a primeira vez na história do automobilismo nacional que um evento foi dedicado especialmente Á  homologação do recorde brasileiro de velocidade, seguindo os padrões FIA/CBA.

A pista do campo de provas da TRW, em Limeira (a 150 quilÁ´metros de São Paulo) recebeu na tarde deste sábado (19) mais uma etapa da Driver Cup. O evento teve caráter especial, já que a competição hoje teve seus recordes homologados pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) nos padrões estabelecidos pela FIA (Federação Internacional do Automóvel), órgão máximo da regulamentação de esportes automobilÁ­sticos.

Na pista de Limeira, os carros que habitam os sonhos dos aficionados por velocidade percorreram uma reta de um quilÁ´metro para ter suas velocidades aferidas, mais um quilÁ´metro para frenagem. Entre as várias categorias inscritas, o carro mais rápido foi o Porsche 993 biturbo de Alejandro Sanchez, da categoria GTE, que alcançou 326,6 km/h. Seu carro, especialmente preparado para provas deste tipo, possui 1.000 cavalos de potência. O segundo lugar nesta categoria ficou com o Lamborghini Gallardo SPL Turbo de Sidnei Frigo, com 311,8 km/h.

Se carros do naipe de Porsche, Corvette, Lamborghini, Mustang, Audi, Mercedes, Mitsubishi, Subaru, entre outros, chamavam atenção, um modelo nacional também subiu ao alto do pódio: o VW Golf GTi de Everson de Camargo, pela categoria SP1, alcançou 244,2 km/h no quilÁ´metro lançado. Cada categoria teve seu recorde homologado pela CBA.

Entre as motos a maior velocidade alcançada ficou com a BMW S1000 RR de Danilo Andric, que teve 299 km/h aferidos, na categoria SBM. Na SB1, Alexandre Mateus Perin marcou 296,6 km/h, também com uma BMW S1000 RR, enquanto na SB2 a maior velocidade ficou com Sergio Augusto Chaer, de Suzuki GSX-R1000 e 252,7 km/h.

Nos próximos 12 meses dois outros recordes, em datas a serem definidas, estão programados para serem homologados: velocidade máxima na distância de uma milha (1.609 metros com largada parada) e também no formato do QuilÁ´metro Lançado (o carro tem o espaço de um quilÁ´metro para acelerar, é cronometrado no quilÁ´metro seguinte, e tem a mesma distância para reduzir a velocidade).

CARROS
somente o primeiro colocado de cada categoria

GT1
1-) Paulo Marangoni (Porsche 997 Turbo PDK MK2) – 262,6 km/h

GT2
1-) Alex Fabiano Silva (Porsche 997 Turbo) – 255,6 km/h

GT3
1-) Marco Pellucio (Porsche 997 GT3) – 236,9 km/h

GT4
1-) Ricardo Baccarelli (Chevrolet Corvette C6) – 239,1 km/h

GT5
1-) Marcelo Ponte Brandão (BMW Z4 M Coupé) – 219,2 km/h

GTE
1-) Alejandro Sanches (Porsche 993 Biturbo) – 326,6 km/h

GTM2
1-) Luiz Fernando Baptista (Ford Mustang Shelby GT 500) – 294,0 km/h

GTM3
1-) Joaquim Penteado (Mercedes CLS 63 AMG) – 258,4 km/h

GTO
1-) Rodolfo Portilho Toni (Lamborghini Gallardok LP570-4 SPL) – 255,7 km/h

SP1
1-) Everson de Camargo (VW Golf GTi) – 244,2 km/h

SP2
1-) Joaquim Penteado (BMW 335i Sport) – 229,8 km/h

SP3
1-) David Souza (Chrysler 300C Hemi Sedã 5.7) – 220,9 km/h

SS2
1-) Décio de Faria Lima Filho (Mitsubishi Lancer Evolution VII) – 279,0 km/h

SS3
1-) Marco AntÁ´nio Pellucio (Audi RS2) – 249,4 km/h

SS4
1-) José Donizete Marfin (Ford Mustang Shelby GT 500) – 261,4 km/h

SS5
1-) Allan Zurita (Chevrolet Camaro Z28) – 223,3 km/h

TSM
1-) Luciano Simões Neto (BMW M5 E60) – 240,7 km/h

MOTOS
somente o primeiro colocado de cada categoria

SB1
1-) Alexandre Mateus Perin (BMW S 1000RR) – 296,6 km/h

SB2
1-) Sergio Augusto Chaer (Suzuki GSX-R1000) – 252,7 km/h

SBM
1-) Danilo Andric (BMW S 1000RR) – 299,0 km/h