DTM: Gary Paffett e René Rast vencem em Zandvoort

O britânico Gary Paffett (Mercedes/HWA) e o francês René Rast (Audi/Rosberg)  foram os vencedores da quinta etapa da temporada, disputada em Zandvoort, na Holanda.

Prova 1:

LÁ­der da temporada Paffett venceu a primeira prova da etapa, no sábado (14/07). O britânico Paul di Resta e o austrÁ­aco Lucas Auer completaram a trinca da HWA no pódio.

Pole-position Paffett manteve a ponta até entrar nos boxes, para a troca de pneus obrigatória. Na volta 16 o suÁ­ço Nico Muller ((Audi/Abt)  bateu na barreira de pneus e provocou a entrada do Safety-Car.

Rast, que ainda não tinha parada nos boxes, manteve a ponta na relargada. Na última volta o atual campeão entrou nos pits, com Paffett reassumindo a ponta. Di Resta e Auer. completaram o pódio.

O alemão Pascal Wehrlein (Mercedes/HWA) terminou em quarto, seguido pelo holandês Robin Frijns (Audi/Abt) e o alemão Timo Glock (BMW/RMR).

O alemão Marco Wittmann (BMW/RMG), o brasileiro Augusto Farfus (BMW/RMG), o sueco Joel Eriksson (BMW/RBM) e o britânico Jamie Green (Audi/Rosberg) fecharam a zona de pontos.

Final, prova 1:

1 – Gary Paffett (Mercedes) – HWA – 34 voltas em 57’29″724

2 – Paul Di Resta (Mercedes) – HWA – 1″422

3 – Lucas Auer (Mercedes) – HWA – 1″865

4 – Pascal Wehrlein (Mercedes) – HWA – 2″290

5 – Robin Frijns (Audi) – Abt – 2″697

6 – Timo Glock (BMW) – RMR – 4″122

7 – Marco Wittmann (BMW) – RMG – 6″863

8 – Augusto Farfus (BMW) – RMG – 7″201

9 – Joel Eriksson (BMW) – RBM – 7″867

10 – Jamie Green (Audi) – Rosberg – 8″548

11 – Loic Duval (Audi) – Phoenix – 8″885

12 – Bruno Spengler (BMW) – RBM – 10″099

13 – Edoardo Mortara (Mercedes) – HWA – 10″458

14 – Philipp Eng (BMW) – RMR – 10″787

15 – Mike Rockenfeller (Audi) – Phoenix – 11″444

16 – Daniel Juncadella (Mercedes) – HWA – 11″918

17 – René Rast (Audi) – Rosberg – 39″538

Abandono:

Nico Muller (Audi) – Abt – 16 voltas

Prova 2:

Neste domingo (15/07) Rast venceu pela primeira vez no ano. Foi também a primeira vitória da Audi na temporada. Paffett foi o segundo, seguido por Di Resta.

Novamente pole-position Paffett liderou até aa décima volta, quando fez a sua parada nos boxes. Rast, que havia parado nos pits logo na primeira volta, assumiu a ponta, mantendo o controle depois do fim das paradas nos boxes.  Paffett terminou em segundo, 0s8 atrás de Rast. Di Resta foi o terceiro.

O austrÁ­aco Philipp Eng (BMW/RMR) terminou em quarto. Farfus fez a sua melhor prova até aqui, sendo o quinto colocado. O brasileiro aproveitou uma forte disputada entre Wehrlein e Muller, para ultrapassar os dois de uma só vez.

Wehrlein, Muller, o italiano Edoardo Mortara (Mercedes/HWA) e Auer fecharam os dez primeiros.

O Safety-Car chegou a ser acionado faltando vinte minutos para o final. Depois de um acidente entre Green e o canadense Bruno Spengler (BMW/RBM).

Paffett lidera o campeonato com 148 pontos, seguido por Di Resta com 121 e Glock com 101.

A próxima etapa acontece em Brands Hatch, na Grã-Bretanha, nos dias 11 e 12 de agosto.

Final, prova 2:

1 – René Rast (Audi) – Rosberg – 35 voltas em 56’44″864

2 – Gary Paffett (Mercedes) – HWA – 0″824

3 – Paul Di Resta (Mercedes) – HWA – 1″349

4 – Philipp Eng (BMW) – RMR – 1″825

5 – Augusto Farfus (BMW) – RMG – 2″123

6 – Pascal Wehrlein (Mercedes) – HWA – 3″200

7 – Nico Muller (Audi) – Abt – 4″883

8 – Edoardo Mortara (Mercedes) – HWA – 6″302

9 – Lucas Auer (Mercedes) – HWA – 8″864

10 – Timo Glock (BMW) – RMR – 9″177

11 – Joel Eriksson (BMW) – RBM – 9″818

12 – Daniel Juncadella (Mercedes) – HWA – 10″404

13 – Bruno Spengler (BMW) – RBM – 13″709

14 – Jamie Green (Audi) – Rosberg – 26″500

15 – Loic Duval (Audi) – Phoenix – 40″438

16 – Mike Rockenfeller (Audi) – Phoenix – 43″370

17 – Marco Wittmann (BMW) – RMG – 1’10″745

Abandono:

Robin Frijns (Audi) – Abt – 10 voltas

Campeonato:

1.Paffett 148; 2.Di Resta 121; 3.Glock 101; 4.Wittmann 98; 5.Mortara 97; 6.Auer 89; 7.Eng 67; 8.Wehrlein 65; 9.Rast 49; 10.Spengler 43.