DTM: René Rast vence as duas provas em Nurburgring

Atual campeão o alemão René Rast (Audi/Rosberg) venceu as duas provas disputadas no Circuito de Nürburgring, na Alemanha, oitava etapa do Campeonato Alemão de Turismo (DTM).

Prova 1:

No sábado (08/09) Rast venceu a primeira prova. O canadense Bruno Spengler (BMW/RBM) e o britânico Gary Paffett (Mercedes/HWA) completaram o pódio.

Pole-position Rast manteve a ponta na largada, e aproveitou a disputa entre Paffett e Spengler para abrir vantagem nas voltas iniciais. Depois de um intenso duelo, Spengler superou Paffet na 14ª volta.

Rast entrou nos boxes, para o pit stop obrigatório, na 16ª volta. Retomando a iderança, após o final das paradas, na 28ª volta. Nas voltas finais Rast segurou a aproximação de Spengler, para vencer com 0s862 de vantagem. Paffett foi o terceiro, assumindo a ponta do campeonato.

O alemão Timo Glock (BMW/RMR) terminou em quarto, seguido pelos compatriotas Marco Wittmann (BMW/RMG) , Mike Rockenfeller (Audi/Phoenix) e Pascal Wehrlein (Mercedes/ HWA).

O francês Loic Duval (Audi/Phoenix), o brasileiro Augusto Farfus (BMW/RMG) e o suÁ­ço Nico Muller (Audi/Abt) completaram a zona de pontos.

O britânico Paul Di Resta (Mercedes/HWA), que começou a prova como lÁ­der do campeonato, se envolveu em um toque com o austrÁ­aco Philipp Eng (BMW/RMR), no começo da prova  (Eng levou um drive-through). E terminou apenas na 18ª posição..

Paffett assumiu a liderança do campeonato, com 194 pontos, oito a mais do que Di Resta.

Final, prova 1:

1 – René Rast (Audi) – Rosberg – 40 voltas em 57’14″769
2 – Bruno Spengler (BMW) – RBM – 0″862
3 – Gary Paffett (Mercedes) – HWA – 6″862
4 – Timo Glock (BMW) – RMR – 7″277
5 – Marco Wittmann (BMW) – RMG – 10″048
6 – Mike Rockenfeller (Audi) – Phoenix – 23″208
7 – Pascal Wehrlein (Mercedes) – HWA – 26″827
8 – Loic Duval (Audi) – Phoenix – 27″401
9 – Augusto Farfus (BMW) – RMG – 35″685
10 – Nico Muller (Audi) – Abt – 36″243
11 – Lucas Auer (Mercedes) – HWA – 40″143
12 – Joel Eriksson (BMW) – RBM – 43″488
13 – Edoardo Mortara (Mercedes) – HWA – 43″664
14 – Jamie Green (Audi) – Rosberg – 45″384
15 – Daniel Juncadella (Mercedes) – HWA – 47″909
16 – Philipp Eng (BMW) – RMR – 54″210
17 – Robin Frijns (Audi) – Abt – 56″215
18 – Paul Di Resta (Mercedes) – HWA – 1’04″040

Nurburging DTM: Rast wins, Paffett retakes points lead

Prova 2:

Neste domingo (09/09) Rast repetiu o desempenho e venceu a segunda prova, após sair da pole. Di Resta foi o segundo, seguido por Wittmann.

Auer fez uma grande largada, e da quinta posição no grid, assumiu a ponta na curva um, ao superar Rast. Glock, em terceiro lugar, errou o ponto de frenagem, e acertou Auer, que rodou. O austrÁ­aco caiu para o final do pelotão, com o ex-piloto de F-1 levando uma punição.

Rast reassumiu a ponta, seguido por Paffett. Rast manteve o controle após o pit stop obrigatório, e contou com uma péssima parada de Paffett, para vencer com tranquilidade. Recebendo a bandeira quadriculada com 2s739 de vantagem sobre Di Resta. Wittmann fechou o pódio.

Spengler terminou em quarto, seguido por Paffett e o sueco Joel Eriksson (BMW/RBM). Farfus, Eng, Wehrlein e o holandês Robin Frijns (Audi/ Abt) fecharam os dez primeiros.

Paffett lidera o campeonato com 206 pontos, dois a mais do que Di Resta. Rast, com 149 é o terceiro.

A penúltima etapa acontece no Red Bull Ring, na Áustria, nos dias 22 e 23 de setembro.

Final, prova 2:

1 – René Rast (Audi) – Rosberg – 40 voltas em 57’17″440
2 – Paul Di Resta (Mercedes) – HWA – 2″739
3 – Marco Wittmann (BMW) – RMG – 3″439
4 – Bruno Spengler (BMW) – RBM – 5″643
5 – Gary Paffett (Mercedes) – HWA – 7″177
6 – Joel Eriksson (BMW) – RBM – 7″862
7 – Augusto Farfus (BMW) – RMG – 14″802
8 – Philipp Eng (BMW) – RMR – 16″174
9 – Pascal Wehrlein (Mercedes) – HWA – 30″606
10 – Robin Frijns (Audi) – Abt – 30″903
11 – Loic Duval (Audi) – Phoenix – 34″347
12 – Mike Rockenfeller (Audi) – Phoenix – 36″185
13 – Nico Muller (Audi) – Abt – 36″445
14 – Edoardo Mortara (Mercedes) – HWA – 1’02″439
15 – Jamie Green (Audi) – Rosberg – 1’03″843
16 – Timo Glock (BMW) – RMR – 1’16″234

Abandonos:
Daniel Juncadella (Mercedes) – HWA – 38 voltas
Lucas Auer (Mercedes) – HWA – 33 voltas

Campeonato:

1.Paffett 206; 2.Di Resta 204; 3.Rast 149; 4.Mortara 138; 5.Wittmann 137; 6.Glock 119; 7.Auer 110; 8.Wehrlein 100; 9.Eng 92; 10.Spengler 75.