DTM: Sob novo regulamento imediato, Augusto Farfus disputa penúltima etapa, no Red Bull Ring

Categoria não terá mais sistema de lastro de peso baseado na performance para as duas últimas rodadas do campeonato. Pódio na etapa austríaca em 2014, brasileiro está confiante em bons resultados

O DTM chega neste fim de semana à Áustria para a penúltima etapa do campeonato 2017, no belíssimo cenário do Red Bull Ring, em Spielberg, com uma importante mudança no regulamento. Após uma decisão conjunta entre organização, montadoras e pilotos, a categoria aboliu de forma imediata o sistema de lastro de peso por performance, o que deve influenciar diretamente nas disputas. Único brasileiro no grid, Farfus comentou a novidade, mas se mostrou confiante para as provas em uma de suas pistas preferidas – onde o piloto já subiu ao pódio em 2014 e ficou em 4º lugar no ano passado.

Nos últimos anos, os pilotos tinham pesos acrescidos ou retirados de seus carros conforme o desempenho das montadoras, ora referente ao resultado da etapa prévia, e depois, com base na tomada de tempos. Com muitas opiniões contraditórias pelas partes envolvidas, o sistema também não agradava aos fãs, por seu difícil entendimento. A mudança faz parte de um movimento de renovação para o qual o DTM se encaminha, especialmente após o anúncio da saída da Mercedes do campeonato ao fim da temporada 2018.

Para a etapa da Áustria – a última do ano fora da Alemanha -, a expectativa de Farfus é muito positiva. Desde que ingressou na categoria em 2012, o curitibano pontuou em todos os anos que correu no circuito de 4.326 metros de extensão, cujo traçado de média-alta velocidade é cheio de subidas e descidas, e fortes pontos de freadas, propícios para ultrapassagens.

A performance do piloto do BMW Team RMG nas últimas etapas reforça a confiança de Augusto. Em Nürburgring, há 10 dias, ele liderou metade da corrida 1, mas foi obrigado a fazer um pit-stop extra, após uma forte chuva começar a cair logo depois que ele colocou pneus slick. Assim, Farfus vai cheio de vontade para confirmar o bom resultado.

As corridas no Red Bull Ring acontecem a partir das 9h45 no sábado (horário de Brasília), e no domingo às 10h15, ambas com transmissão ao vivo pelo Youtube (acesse pelo site www.farfus.com, clicando em Live Races). O canal Bandsports transmite a prova de sábado em VT às 19h, e no domingo, ao vivo, a partir das 10h.

Augusto Farfus:

“Estamos na reta final do DTM, e com essa mudança, que é a retirada do peso de performance dos carros, teremos uma prova diferente. No Red Bull Ring, seríamos nós da BMW que estaríamos com os carros mais leves que Audi e Mercedes, então, isso não vai nos ajudar muito imediatamente. Mas gosto bastante do circuito, é um dos meus favoritos, além de ser muito bonito, e já andamos bem lá. Nossa performance nas últimas corridas também nos deixa confiantes para conquistarmos bons resultados nessas duas últimas etapas. Não conseguimos concretizar a vitória em Nürburgring, então vou atrás dela agora em Spielberg”.

Confira a programação do DTM na Áustria (horários de Brasília):

Sexta-feira, 22 de setembro:
11:45 – 12:15: Treino livre 1
12:15 – 12:20: Treino de largadas

Sábado, 23 de setembro:
04:20 – 04:50: Treino livre 2
06:40 – 07:00: Classificação 1
09:45: Corrida 1

Domingo, 24 de setembro:
04:25 – 04:55: Treino livre 3
04:55 – 05:00: Treino de largadas
7:00 – 7:20: Classificação 2
10:15 – Corrida 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *