ELMS: Com vitória em Portimão, IDEC Sport conquista o titulo de 2019

Com a vitória do trio formado pelos franceses Paul-Loup Chatin/Paul Lafargue e o mexicano Memo Rojas, no Oreca 07/Gibson #28, nas Quatro Horas de Portimão, em Portugal, a equipe francesa IDEC Sport, conquistou o tÁ­tulo da temporada 2019 do European Le Mans Series. Â

Em uma prova marcada por uma forte acidente logo na primeira volta (que provocou uma bandeira vermelha de 50 minutos, mas com o tempo não parando), Lafargue/Chatin/Rojas venceram com apenas 0s496 de vantagem sobre a dupla Phillip Hanson/Filipe Albuquerque (Oreca 07/Gibson/United Autosports).

O trio Tristan Gommendy/Alexandre Cougnaud/Jonathan Hirschi (Oreca 07/Gibson/Graff) completou o pódio no geral, e na classe LMP2.

O brasileiro Bruno Senna ((Oreca 07/Gibson/RLR MSport), em trio com o indiano Arjun Mini e o canadense John Farano, terminou em 30º lugar geral. Uma quebra da suspensão traseira do Oreca 07, quando o trio ocupava a nona posição, acabou com as chances do trio.

O carro #28 da IDEC Sport somou 105 pontos, quatro a mais do que o Aurus 01 #26 da G-Drive Racing (com o trio Roman Rusinov/Jean-Eric Vergne/Job van Uitert).

O trio Terrence Woodward/James Dayson/Ross Kaiser (Ligier JS P3/Nissan/360 Racing) venceu na LMP3.

O brasileiro Thomas Erdos (Ligier JS P3/Nissan/United Autosports), em trio com o britânico Wayne Boyd e o canadense Garett Grist terminou em terceiro na classe.

Pela classe LMGTE vitória do trio Alexandre Pier Guidi/Nicklas Nielsen/Fabien Lavergne (Ferrari F488/Luzich).

Final:

1 – Lafargue/Chatin/Rojas (Oreca 07/Gibson) – IDEC – 106 voltas
2 – Hanson/Albuquerque (Oreca 07/Gibson) – United Autosports – 0”496
3 – Gommendy/Cougnaud/Hirschi (Oreca 07/Gibson) – Graff – 7”986
4 – Cullen/Brundle/Owen (Oreca 07/Gibson) – United Autosports – 8”620
5 – Falb/Pla/Pizzitola (Oreca 07/Gibson) – Algarve – 41”576
6 – Rusinov/Vergne/Uitert (Aurus 01/Gibson) – G-Drive – 45”123
7 – Binder/Stevens/Canal (Oreca 07/Gibson) – Panis Barthez – 45”433
8 – Buret/Tereschenko (Ligier JSP217/Gibson) – Panis Barthez – 55”649
9 – Hedman/Hanley/Allen (Oreca 07/Gibson) – DragonSpeed – 1 volta
10 – Dracone/Campana (Oreca 07/Gibson) – BHK – 1
11 – Kim/Enqvist/French (Oreca 07/Gibson) – Algarve – 2
12 – Fjordbach/Andersen (Oreca 07/Gibson) – HighClass – 2
13 – Lafargue/Cavailhes/Adler (Ligier JSP217/Gibson) – IDEC – 4
14 – Coigny/Borga/Lapierre (Oreca 07/Gibson) – Cool Racing – 5
15 – Woodward/Dayson/Kaiser (Ligier JS P3/Nissan) – 360 Racing – 5
16 – Hippe/Moore (Ligier JS P3/Nissan) – InterEuropol – 5
17 – Boyd/Grist/Erdos (Ligier JS P3/Nissan) – United Autosports – 5
18 – Pier Guidi/Nielsen/Lavergne (Ferrari F488) – Luzich – 6
19 – Lahaye/Lahaye/Heriau (Norma M 30/Nissan) – Ultimate – 6
20 – Littlejohn/Adcock (Ligier JS P3/Nissan) – Nielsen – 6
21 – Wells/Noble (Norma M30/Nissan) – Nielsen – 6
22 – Jensen/Petersen (Ligier JS P3/Nissan) – Eurointernational – 6
23 – Scheuschner/SchÁ¶ll (Ligier JS P3/Nissan) – InterEuropol – 6
24 – Pianezzola/Perel/Piccini (Ferrari F488) – Kessel – 6
25 – Babini/Frezza/Giraudi (Porsche 911) – Ebimotors – 6
26 – Cameron/Griffin/Scott (Ferrari F488) – AF Corse – 6
27 – Garcia/Droux (Norma M 30/Nissan) – Realteam – 7
28 – Millara/Légeret (Norma M 30/Nissan) – M Racing – 8
29 – Mortensen/Olsen/Rich (Ligier JS P3/Nissan) – RLR MSport – 11
30 – Farano/Senna/Maini (Oreca 07/Gibson) – RLR MSport – 12
31 – Segal/Cressoni/Lu (Ferrari F488) – JMW – 14
32 – Jamin/Ragues/Bradley (Oreca 07/Gibson) – Duqueine – 40
33 – Smiechowski/Dejonghe/Beche (Ligier JSP217/G.) – InterEuropol – 77
34 – Gostner/Frey/Gatting (Ferrari F488) – Kessel – 105
35 – Manchester/Tincknell/Barnicoat (Dallara P217/G.) – Carlin – 106
36 – Fioravanti/Grinbergas/Bontempelli (Norma M 30/N.) – Oregon – 106
37 – Ried/Pera/Cairoli (Porsche 911) – Proton – 106
38 – Bentley/England (Ligier JS P3/Nissan) – United Autosports – 106
39 – GÁ¶rig/Leener/Preining (Porsche 911) – Proton – 106