Endurance: 17ª 100 Milhas de Piracicaba é disputada dia 20

Corrida de longa duração é das mais tradicionais do calendário off road nacional e foi realizada pela primeira vez em 1984.

O automobilismo off road tem uma festa marcada para o dia 20 de agosto, no Esporte Clube Piracicaba de Automobilismo – ECPA. Nesta data será disputada a 17ª edição das 100 Milhas Piracicaba, uma das mais tradicionais provas do Autocross nacional, e que recebe pilotos de várias partes e categorias dos esportes disputadas em pistas de terra do país.

Enquanto os pilotos começam a confirmar presença, os organizadores acertam os detalhes para a realização da corrida. Pelo quarto ano, mais uma vez a prova principal terá uma preliminar disputada pelos carros da categoria Turismo incluídos na programação.

A expectativa para a prova deste ano é a formação de um grid novamente muito interessante, reunindo pilotos de mais de seis estados e que em sua maioria disputam o certame brasileiro de velocidade na terra, nas categorias Super Fórmula Tubular e Turismo.

O evento consiste em duas provas, a 100 Milhas de Autocross, mais tradicional e disputada desde 1984 e a preliminar, 60 Milhas de Turismo. Ambas são corridas que exigem velocidade e resistência dos participantes.

Serão aproximadamente duas horas de disputa, em 95 voltas completadas no traçado de 1.730 metros do autódromo, com as gaiolas tubulares do Autocross e 58 voltas com os carros que correm pela Turismo, em sua maioria Gols, Pálios e Corsas, num desafio que dura cerca de uma hora e meia.

Outra novidade é a participação de pilotos de várias outras categorias, como o piloto Rodrigo Stefanini, que disputa a atual temporada da Stock Car Ligth, Felipe Giannetti, que corre o Brasileiro de Raly Cross Country, e está na vice-liderança da categoria Production.

Com uma grade de horários cheia de atrações, o público terá carros na pista o tempo inteiro. O início das atividades oficiais está previsto para a sexta-feira (18/8), com os treinos livres. No sábado acontecem outras sessões de treinos e as tomadas de tempo classificatórias. O domingo fica reservado apenas para as provas, a 60 Milhas de Turismo larga às 12 horas e a 100 Milhas de Autocross às 15 horas.

A 100 Milhas de Piracicaba surgiu em 1984, quando foi disputada no bairro Taquaral. Apenas em 1990, com a inauguração do circuito de terra do ECPA no ano anterior, é que a prova se tornou regular, passando a também integrar o calendário das comemorações de aniversário da cidade, sempre no mês de agosto.

Em suas 15 primeiras edições a prova tinha 100 voltas, realizadas no circuito antigo do autódromo, que tinha uma milha exata e como principal característica a velocidade. A partir do ano passado, com a reforma do traçado, o maior atrativo da prova é a busca pelo equilíbrio entre a velocidade do carro e a resistência do equipamento. O maior vencedor da história da 100 Milhas é Dito Giannetti, com sete conquistas. A 60 Milhas conhece apenas um vencedor, a dupla formada pelos irmãos Gustavo e Vicente Passarelli.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *