Endurance: Genz e Padron conquistam a pole das Quatro Horas de Curitiba

Dupla do protótipo AJR #11 foi a mais rápida do dia em treino que ficou marcado pelo bom desempenho de vários estreantes

Vitor Genz e EmÁ­lio Padron vão largar na pole das Quatro Horas de Curitiba. A dupla conquistou a primeira colocação do grid pela segunda vez na temporada do Império Endurance Brasil ao alcançar a média de 1min11s881 na tomada de tempo realizada na tarde desta sexta-feira. Desta forma, superaram os lÁ­deres da P1 Pedro Queirolo e David Muffato, que ficaram com 1min12s805 e vão partir na segunda colocação.Â

“Nosso primeiro objetivo aqui em Curitiba está cumprido. Agora vamos nos concentrar na prova de amanhã, porque nosso objetivo maior é a vitória. Sofremos com muitas quebras ao longo da temporada e, por isso, tratamos de cuidar muito bem do equipamento ao longo dos treinos de ontem e hoje”, afirmou Genz logo após sair do protótipo AJR #11.

“Acredito que desta vez vamos conseguir aliar confiabilidade com desempenho. Tivemos essa sensação nos treinos, a equipe trabalhou muito no nosso carro e estamos confiantes para buscar a vitória amanhã”, completou Padron.Â

Na GT3 a pole ficou com Xandinho Negrão, lÁ­der da categoria, que ao lado do pai Xandy Negrão fez a média de 1min16s464. “Este resultado mostra que estamos competitivos, mas o mais importante foi que conseguimos colocar vários carros entre nós e a Porsche, que é nosso principal concorrente dentro da categoria. Estou bastante confiante para brigar pela vitória amanhã, principalmente porque o Andreas foi muito bem nos treinos, e o forte equilÁ­brio entre os três pilotos que compõem nosso trio será essencial para alcançarmos o topo do pódio aqui em Curitiba”, afirmou o piloto da Mercedes #09.

Já na GT3 Light, o Aston Martin #63 de Júlio Campos, Sérgio Ribas e Guilherme Ribas foi o mais rápido. Na P3, o domÁ­nio foi do trio Carlos Antunes, Yuri Antunes e Marcelo Rocha Peixoto, com o MRX #72.

DIA DOS ESTREANTESÂ

Estreante na GT4, Miguel Paludo fez bonito em sua primeira tomada classificatória a bordo da Mercedes #15 que vai acelerar ao lado de Léo Sanchez e Átila Abreu. Eles foram os mais rápidos da categoria com média de 1min20s671.Â

“Foi meu primeiro contato com o carro, mas estou muito feliz por ter conseguido me adaptar rapidamente graças aos toques que recebi do Átila. Não imaginava que fosse começar conquistando uma pole, mas com certeza isso se deve também ao grande trabalho da equipe que nos entregou um carro muito bem acertado”, disse o piloto.Â

Na GT4 Light a pole ficou com o trio formado por Alan Hellmeister, Nelson Monteiro e o também estreante Chris Hahn. “Vim para testar o carro e conhecer a categoria, gostei e estou muito feliz  em disputar esta prova. Neste ano meu grande objetivo é conhecer carros diferentes e ganhar o máximo de quilometragem possÁ­vel e participar desta disputa certamente será muito importante para o meu desenvolvimento. Hoje começamos bem, Alan e Nelson fizeram uma excelente tomada classificatória. Agora vamos focar na estratégia e cuidar do nosso equipamento para buscarmos uma vitória amanhã”, disse Hahn.

Na P2 teve outro estreante se dando bem: Nelsinho Piquet. Além de competir no protótipo AJR #05, o ex-F1 vai acelerar pela primeira vez um protótipo MRX no Império Endurance Brasil. Em parceria com Paulo Souza, a dupla fez a pole da categoria: “Gostei bastante do carro, adaptação foi tranquila mesmo sendo um carro mais leve e não tão rápido quanto o AJR. Fiquei muito feliz de começarmos tão competitivos e espero comemorar duas vitórias amanhã”.

A largada das Quatro Horas de Curitiba, prova válida pela penúltima etapa do Império Endurance Brasil, está marcada para as 11h30 e conta com transmissão ao vivo do canal oficial da categoria no Youtube.Â

Grid de largada Quatro Horas de Curitiba

1 – 11 EMÁLIO PADRON/VITOR GENZ – AJR – P1 – 1:11.881 
2 – 113 PEDRO QUEIROLO/DAVID MUFFATO – AJR – P1 1:12.805
3 – 5 T.ANDRADE/J.MARTINI/P.SOUSA - AJR – P1 – 1:13.450 
4 – 46 G.MARTINS/P.CASTRO/O.SCHEER – AJR – P1 – 1:13.571 
5 – 175 H.ASSUNÇÁƒO/A.TOSO/F.FORTES/KRAY – AJR – P1 – 1:14.137 
6 – 20 FABIO EBRAHIM/WAGNER EBRAHIM- Ginetta G57 – P1 – 1:14.149 
7 – 9 X.NEGRÁƒO/X.S.NEGRÁƒO/A.MATTHEIS – Mercedes – GT3 1:16.464 
8 – 4 ALEXANDRE AULER/GUILHERME SALAS – Mercedes – GT3 – 1:16.554 
9 – 63 SER.RIBAS/GUI.RIBAS/JUL.CAMPOS – Aston Martin – GT3L – 1:16.769 
10 – 55 R.MAURICIO/N.GRESSE – Porsche – GT3 – 1:16.873 
11 – 32 PAULO SOUZA/NELSON PIQUET J – MRX – P2 – 1:17.626 
12 – 155 MARÇAL MULLER/TOM FILHO/MENDES – Ferrari – GT3L – 1:19.128 
13 – 44 H.KOHL/L.KOHL/R.GHISLENI – MRX – P2 – 1:19.560 
14 – 72 C.ANTUNES/Y.ANTUNES – MRX – P3 – 1:19.723
15 – 75 F.OHASHI/B.TOMASELLI/F.FORTES – MRX – P3 – 1:20.106  
16 – 15 LEO.SANCHEZ/A.ABREU/M.PALUDO – Mercedes – GT4 – 1:20.671 
17 – 21 A.MORAES/CASSIO.H.MELLO – Mercedes – GT4 – 1:21.490
18 – 22 F.ABRUNHOZA/L.FORESTI/L.FERRARI – McLaren – GT4 1:21.676 
19 – 82 ROBBI PEREZ/JOSÉ CORDOVA – Roco – P3 – 1:21.883 
20 – 69 N.MONTEIRO/A.HELLMEISTER/C.HAHN – Ginetta – GT4L 1:22.356 
21 – 00 C.HORTA/WILLIAM FREIRE – Ginetta - GT4L – 1:22.635 
22 – 73 JOSE VILELA/EDU SOUZA/LEO YOSHI – MRX – P3 – 1:22.923 
23 – 57 RENAN GUERRA/FELIPE TOZZO – Ginetta - GT4L – 1:22.947
24 – 16 E.VICHIESE/A.CIPRIANE/S.TURVEY – Ginetta – GT4L – 1:26.021 
25 – 54 T.ANTONIAZI/R.FLECK/C.KRAUSE – Mercedes – GT4L – 1:28.515 
26 – 65 NILSON RIBEIRO/JOSE RIBEIRO – AJR – P1 – 1:10.691 
27 – 444 L.KOHL/VICENTE ORIGE/G.KIRYLA – AJR – P1 – 1:21.345