Endurance: Tarumã tem equipe 100% gaúcha no grid

Equipe MetalMoro, de Juliano Moro e Christian Castro, prometem brigar pela vitória na etapa de abertura da temporada 2010

Celeiro tradicional de pilotos e equipes do automobilismo brasileiro, o Rio Grande do Sul terá uma equipe 100% da casa nos 500 km de Tarumã: a MetalMoro, com Juliano Moro e Christian Castro. Tanto os pilotos quanto o carro são “gaúchos de nascimento”, motivo mais que especial para os torcedores encherem as arquibancadas.

Campeão da F-3 sul-americana em 2001 e com passagens pela F-3000 europeia e outras categorias de turismo brasileiras, Moro inicia mais um ano ao lado do parceiro Castro no prótótipo MRX, construÁ­do por sua famÁ­lia, na categoria GTP. E, desde já, se posicionam como rivais diretos da Ferrari de Chico Longo e Daniel Serra pela vitória e, consequentemente, o tÁ­tulo.

“Com certeza temos um carro muito rapido, mas queremos buscar algo mais. Hoje, se tiver uma prova como é as Mil Milhas, com carros como os da Le Mans Series, estariamos entre os mais rapidos”, destaca o piloto, que exalta e estimula o desenvolvimento de carros protótipos no Brasil ao colocar Á  venda mais exemplares do MRX.

“Só o fato de existir um carro com baixo custo que possa andar com os modelos importados de muita potencia é otimo para o automobilismo brasileiro”, continua Moro, que espera ver vários “filhos” correndo neste fim de semana: “A MetalMoro vendeu muitos protótipos nesse ano que passou. Tomara que isso seja um indicativo de grids cheios e boa competividade.”

Entusiasta das corridas de longa duração, Juliano vê com bons olhos a entrada da SRO Latin América como organizadora do Brasileiro de Endurance a partir de 2010: “Acreditamos que toda mudança é sempre para ser para melhor. A Metalmoro e eu estamos prontos para apoiar no que for preciso para sucesso do campeonato.”

Por fim, Moro explica qual deve ser a formula do sucesso para disputar a vitória neste fim de semana: “O carro tem de ser guiado com inteligência, e não com velocidade pura o tempo todo. Uma corrida de longa duração é diferente de uma prova de monopostos, onde se anda no limite o tempo todo. É preciso lidar com o tráfego constante e conservar o equipamento durante as 3h30 de prova.”

O belo protótipo MRX da MetalMoro poderá ser visto pela primeira vez na manhã deste sábado, quando terá inÁ­cio o primeiro treino livre. Os 500 km de Tarumã têm largada marcada para as 11h38 (de BrasÁ­lia) deste domingo.