F-3 Brazil Open: De olho nos campeonatos europeus, pilotos iniciam treinos em Interlagos

Da GP3, Dmitry Suranovich é o destaque da edição 2013 e divide a pista com brasileiros que pretendem competir no Velho Continente este ano

O primeiro dia de treinos para a quarta edição do F-3 Brazil Open, realizado nesta quinta-feira em Interlagos, representou com fidelidade o propósito da competição. Nascido em 2010, o torneio foi idealizado justamente para servir como pré-temporada para os pilotos de categoria de base, especialmente aqueles que correm regularmente na Europa, onde, nesta época do ano, o inverno rigoroso impede os trabalhos em pista.

Entre os que completaram voltas nos 4.309 metros de extensão do autódromo paulistano – mesmo em um dia que ainda não contou com cronometragem oficial -, o russo Dmitry Suranovich foi destaque. Competindo pela Hitech Racing, ele usa o Open como preparação para sua segunda temporada na GP3 Series.

“Estar aqui certamente vai ser bom para minha preparação. Se tivesse ficado na Europa, certamente não teria esse tempo de pista disponível por causa do inverno e das limitações de testes na GP3”, comentou Suranovich, que também falou do seu trabalho neste primeiro dia de atividades no Open. “Tive mais trabalho, afinal precisei me adaptar à pista e ao carro. Mas gostei da minha evolução e acho que estou preparado para o treino classificatório”, completou.

Entre os brasileiros, dois deles correm no Open também de olho nas pistas Europeias. Gustavo Lima, por exemplo, disputou a temporada 2012 da Fórmula Renault Alps e pretende voltar ao Velho Mundo neste ano. Em Interlagos, ele teve sua primeira experiência com um carro de F-3.

“Em comparação ao F-Renault, o F-3 tem mais downforce. Por isso é mais rápido, tem um contorno de curva melhor e freia melhor. É um carro mais firme, que te passa mais segurança para buscar o limite. Considerando que este foi meu primeiro contato com o carro. Acho que a partir de agora é ir melhorando a cada sessão e ficar cada vez mais rápido”, comentou o piloto que disputa a categoria B com um carro da Cesário Fórmula.

Quem também treinou em Interlagos foi o brasiliense Felipe Guimarães, que já passou por categorias como a GP3 e a A1GP, e trabalha por uma vaga em competições europeias no próximo ano. “Como eu tenho planos de voltar a competir na Europa, o Open é uma ótima maneira de intensificar minha preparação e ganhar ritmo de corrida”, comentou o piloto, que divide os boxes da Hitech Racing com outros dois nomes de experiência internacional: o russo Dmitry Suranovich, e o venezuelano Roberto La Rocca, que vem das competições nos Estados Unidos.

“É legal dividir o box com eles. É uma chance de continuar aprendendo, de se manter focado em melhorar a cada volta e, claro, de medir forças para avaliar o quanto eu estou competitivo”, completou Felipe Guimarães.

A primeira das quatro corridas previstas para o fim de semana do F-3 Brazil Open em Interlagos será disputada já nesta sexta-feira (17). A partir das 12h15 os pilotos entram na pista para o treino que define a ordem de largada nas duas primeiras corridas do evento. A prova que abre as disputas está marcada para às 16h30.

No sábado serão realizadas a segunda classificatória e a Pré-Final, cujo grid é formado através da pontuação dos pilotos nas duas corridas anteriores. A grande decisão será no domingo com a Final, cujo vencedor será declarado campeão. Nas três edições já realizadas do Open, todos os campeões disputaram a temporada europeia na sequência. No primeiro ano foi William Buller quem venceu em Interlagos antes de disputar a F-3 Inglesa. Nas edições seguires, Lucas Foresti venceu o Open antes de correr o campeonato da World Series by Renault.

Confira a programação do evento em Interlagos:

Sexta-feira – 18/1
12h15 às 12h50 – Treino classificatório
16h30 – 1ª corrida classificatória

Sábado – 19/1
11h10 – 2ª corrida classificatória
15h50 – Corrida – Pré-Final

Domingo – 20/1
10h10 – Corrida – Final

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *