F-BMW Européia: Henrique Martins encerra testes em Monza entre os melhores estreantes

Apesar de ter perdido um dia de treino, brasileiro conquistou resultado positivo nesta quarta-feira no circuito italiano.

Os primeiros treinos coletivos da Fórmula BMW Européia já deram mostras de que o campeonato 2008 deve ser bastante disputado e diversificado. Depois de dois dias de testes (terça 26 e quarta 27), um mexicano, um colombiano e um francês ficaram entre os mais rápidos no combinado das sessões. Esteban Gutierrez, da Josef Kaufmann Racing registrou o melhor tempo, com 1min58s822, colocando o México na frente. O colombiano Carlos Huertes, da Double R Racing, terminou em segundo (1min58s974) e o francês Adrien Tambay, da Eifelland Racing, foi o terceiro (1min58s986).

Estreante na categoria, o paulista Henrique Martins (Grupo Agrenco/XR/Terlogs), de 15 anos, teve um início positivo, apesar de ter perdido o primeiro dia de treino, após um contratempo com a liberação de sua carteira de piloto. Mesmo andando apenas nessa quarta, ele foi o 13º no combinado (2min00s334) e o quarto melhor estreante.

“Apesar dos problemas, foi muito bom. É o primeiro treino oficial da temporada, então pude andar ao lado de todos os pilotos e aprender um pouco sobre a pista, que será sede de uma das etapas do campeonato”, lembrou Martins, que só conhecia o traçado por meio do uso de um simulador.

“A pista é bem diferente do simulador, porque tem subidas, descidas, freadas, mas no geral o traçado é parecido. É uma pista de alta e é preciso cuidado para não errar”, comentou o piloto da equipe Eifelland Racing.

“Consegui atingir minha meta de estar entre os melhores estreantes, mas foi um pouco frustrante não ter conseguido um resultado melhor na tabela geral. Mas isso também acabou acontecendo porque houve um problema na liberação da minha carteira de piloto e não consegui andar ontem. Enquanto todo mundo, teve dois dias para treinar, eu tive apenas um e isso faz bastante diferença”, observou Martins.

Na próxima semana (dia 6), o piloto volta a testar em Zolder, na Bélgica, outra pista desconhecida. “Percorri o traçado no simulador e pareceu ser bem difícil”, explicou Martins, que guardou um dos três jogos de pneus novos que tinha em Monza para testar no circuito belga.

“Vamos continuar trabalhando, buscando aprender bastante sobre o carro. Isso é muito importante para eu chegar melhor adaptado para a disputa da primeira etapa”, completou. A temporada terá início nos dias 25, 26 e 27 de abril, em Barcelona (Esp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *