F-Júnior: Robe e Elger venceram em Tarumã. Matzenbacker é campeão antecipado

Vitórias, abandonos, recuperações e título fizeram parte de uma rodada repleta de emoções

A 7ª etapa da Fórmula Júnior, disputada no último final de semana, dias 19 e 20, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), foi repleta de emoções. Dentre elas, vitórias, abandonos, recuperações e – especialmente – a definição antecipada do primeiro campeão de sua primeira temporada.

Tudo começou pelos treinos da sexta-feira e continuou no sábado, quando o gaúcho Gabriel Robe conquistou a pole position pela quarta vez na temporada, seguido muito de perto – apenas 35 milésimos de segundo de diferença – pelo paranaense Rodrigo Elger, que depois se transformaria em um dos principais nomes da rodada.

A primeira corrida do dia foi vencida por Gabriel Robe depois de uma disputa intensa com Elger e Lucas Alves, definida apenas a poucas voltas do final quando o paranaense abandonou com o cabo do acelerador partido. Victor Hugo Matzenbacker, que vinha fazendo uma corrida conservadora, já que um 4º lugar lhe garantiria o título antecipado, terminou em 2º depois do abandono de Elger e de uma saída de pista de Lucas Alves. E comemorou.

“No início da corrida até tentei chegar na briga que acontecia na ponta, mas não deu. Acabei ficando pela 4ª posição mesmo e depois me beneficiei dos problemas do Elger e do Alves para terminar em 2º”, lembra Matzenbacker. “É um título muito importante, que chegou graças a um trabalho conjunto que deu certo durante toda a temporada, pois tive um carro sempre muito competitivo, graças ao competente trabalho da MC Tubarão”, ressalta, referindo-se à sua equipe.

Victor Hugo Matzenbacker, ainda que estivesse estreando no automobilismo e que tivesse como foco principal o aprendizado, buscava o título da temporada. “A orientação da equipe sempre foi procurar pontuar e evitar erros e não arriscar tudo por uma vitória. Deu certo”, agradece o piloto. “O título veio como um presente para os patrocinadores e incentivadores, que acreditaram nesse projeto e me ofereceram a oportunidade de participar da temporada”, completa.

Gabriel Robe, que venceu a primeira bateria, foi forçado a abandonar a segunda em razão de um problema na bomba de combustível quando liderava e partia para a segunda vitória. “A primeira prova teve uma luta intensa com o Elger e o Lucas e na segunda eu já tinha uma boa vantagem, mas tive que abandonar quando faltavam quatro voltas”, lamenta Robe, que tem como principal objetivo para a 8ª e última etapa a conquista do vice-campeonato. “Mesmo com o abandono consegui diminuir a diferença para o Lucas e agora vamos com tudo para a última rodada”, aposta o piloto da Irineu Racing, que está em terceiro na classificação, a 8 pontos do vice-líder, Lucas Alves.

Rodrigo Elger, que liderou a primeira bateria e partia para sua primeira vitória na categoria, teve que largar da 8ª e penúltima posição na segunda bateria em razão do abandono anterior – à frente apenas de Victor Miranda. E os dois se encarregaram do show nesta prova, vieram de trás e em poucas voltas já se colocavam entre os primeiros colocados. A disputa foi intensa e eletrizante e a vitória finalmente chegou para Elger, que trouxe logo atrás de si Miranda, autor da melhor volta por quatro vezes consecutivas.

“Desde o sábado eu estava rápido e na tomada de tempos fiquei em segundo, a 35 milésimos da pole. Fiquei bravo com o abandono na primeira, mas eu sabia que o carro estava rápido e competitivo e foquei na vitória na segunda bateria”, recorda Elger. “No início, quando consegui chegar no primeiro pelotão, fiquei ‘brigando’ com o Robe e o Alves e depois consegui passar e assumir a ponta. Eles ficaram disputando e consegui abrir. Tirei o peso dos ombros e lavei a alma, depois de alguns acidentes e abandonos”, comemora o paranaense, que compete pela Pole Racing.

A 8ª e última etapa da Fórmula Júnior também será disputada em Tarumã, nos dias 16 e 17 de novembro. Com 40 pontos em jogo, pelo menos cinco pilotos estarão na disputa pelo vice-campeonato.

Confira os resultados das provas da 7ª etapa e, logo após, a classificação atualizada do campeonato:
1ª bateria
1 Gabriel Robe – 21 voltas – 25:23.093
2 Victor Hugo Matzenbacker – a 1.489
3 Lucas Alves – a 3.107
4 Matheus Rouver – a 3.128
5 Gustavo Bandeira – a 13.608
6 Franco Pasquale – a 29.731
7 Bruna Tomaselli – a 29.800
8 Rodrigo Elger – a 4 voltas
9 Victor Miranda – a 16 voltas

2ª bateria
1 Rodrigo Elger – 17 voltas – 20:48.055
2 Victor Miranda – a .472
3 Matheus Rouver – a 25.947
4 Bruna Tomaselli – a 34.263
5 Franco Pasquale – a 52.938
6 Lucas Alves – a 1 volta
7 Gustavo Bandeira – a 4 voltas
8 Gabriel Robe – a 4 voltas
9 Victor Matzenbacker – a 14 voltas

A classificação do campeonato(dez primeiros):
1 Victor Matzenbacker (RS) – 203 pontos
2 Lucas Alves (RS) – 135
3 Gabriel Robe – 128
4 Matheus Rouver (SE) – 119
5 Victor Miranda – 104
6 Bruna Tomaselli – 93
7 Gustavo Bandeira (DF) – 85
8 Rodrigo Elger (PR) – 70
9 Rafael Smaniotto (PR) – 41
10 Franco Pasquale (RS) – 40

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *