F-Mazda: Na “Tarumã Canadense”, Otero encerra maratona de corridas na sexta posição

Na pista mais veloz do calendário, piloto brasileiro fez boas ultrapassagens e se manteve na disputa pelo título de campeão da temporada – que pegou fogo após a seqüência de três corridas realizadas no mês de agosto.

A disputa pelo título de campeão da temporada 2008 da Fórmula Mazda pegou fogo após a oitava etapa do calendário, disputada neste fim de semana no circuito de Mosport, no Canadá. Após a terceira vitória consecutiva do irlandês Peter Dempsey – que coincidiu com mais um abandono do então líder Charles Hall, da Inglaterra –, a diferença que separa os seis primeiros colocados na tabela caiu para apenas onze pontos. E a primeira colocação passou, inesperadamente, para as mãos de Dempsey – quinto colocado antes da etapa canadense começar.


 


O brasileiro Ernesto Otero terminou mais uma vez entre os ‘Top 6’, e se aproximou do objetivo de subir mais uma posição no campeonato após a rodada canadense. Sexto colocado no momento da bandeirada, ele fechou a prova logo à frente do norte-americano Billy Goshen, sétimo na classificação geral com 208 pontos, e diminuiu para apenas dez a diferença que os separa no campeonato. Peter Dempsey assumiu a liderança com 256, sendo que 180 pontos ainda estão em jogo até o final do campeonato (45 por etapa).


 


“Foi uma corrida tranqüila, apesar de eu não ter conseguido uma boa posição de largada no sábado”, declarou o brasileiro. “Erramos na classificação e fiquei apenas com o nono tempo, mas consegui fechar a primeira volta em oitavo. Consegui ganhar mais duas posições, e estava me preparando para assumir o quinto lugar quando um acidente provocou a entrada do safety car. Com isso, a prova terminou sob bandeira amarela”, narrou o piloto do Rio de Janeiro.


 


Em seu primeiro contato com o desafiador circuito de Mosport, Otero comemorou o bom resultado, e espera uma evolução ainda maior para a antepenúltima rodada do ano, em New Jersey. O circuito é novo no calendário, e representa o primeiro ‘terreno neutro’ da temporada.


 


 “Gostei muito de da pista de Mosport, que pode ser considerada a Tarumã Canadense, já que possui três curvas feitas em sexta marcha, quase flat, e outra feita em quinta marcha, também bastante rápida”, comentou. “Já para New Jersey a expectativa é ainda melhor, porque a pista será nova para todo mundo. A dificuldade que estou tendo por não conhecer os circuitos nesse meu ano de estréia na categoria deve ser menos sentida por lá, e espero conquistar meu primeiro pódio na temporada”, encerrou o brasileiro.


 


Passada a rodada dupla de New Jersey, nos dias 13 e 14 de setembro, o calendário da Fórmula Mazda prevê apenas mais dois eventos na temporada: a penúltima prova do ano – que ocorrerá em Road Atlanta no dia 03 de outubro –, e a grande final, marcada para o dia 18 do mesmo mês em Monterey, na Califórnia.


 


O resultado completo da oitava etapa da Fórmula Mazda foi o seguinte:


1) Peter Dempsey, 20 voltas


2) Joel Miller, a 0s146


3) Tom Gladdis, a 0s955


4) John Edwards, a 3s801


5) Alex Ardoin, a 4s431


6) Ernesto Otero, a 4s735


7) Billy Goshen, a 5s442


8) Caio Lara, a 5s869


9) J.C. Kester, a 9s421


10) Natalia Kowalska, a 9s941


11) Rusty Mitchell, a 11s047


12) Kristy Kester, a 12s215


13) Chris Cumming, a 13s185


14) J.W. Roberts, a 13s951


15) Gerry Kraut, a 15s350


16) Chuck Hulse, a 20s663


17) Carlos Conde, a 21s207


18) Phil Fogg Jr., a 22s121


19) Charles Hall, a 1 volta


20) Taylor Hacquard, a 9 voltas


21) Scott Rettich, a 13 voltas


 


Passadas oito corridas, os 15 primeiros colocados no campeonato, já considerado o descarte do pior resultado, são:


 


1) Peter Dempsey, 256


2) Joel Miller, 254


3) John Edwards, 252


4) Tom Gladdis, 247


5) Charles Hall, 246


6) Alex Ardoin, 245


7) Billy Goshen, 208


8) Ernesto Otero, 198


9) Kristy Kester, 185


10) Taylor Hacquard, 179


11) Ciao Lara, 177


12) Chris Cumming, 174


13) Jeffrey Kester, 163


14) Chuck Hulse e Scott Rettich 158

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *