F-São Paulo: Corridas agora serão aos sábados

Carioca Henrique Lambert gostou da mudança, mas acha que não deve ser definitiva.

A Fórmula São Paulo, única categoria de monopostos que compete regularmente no paÁ­s, passará por uma mudança a partir da sétima etapa, que será disputada neste fim de semana (18 e 19/07) no Autódromo de Interlagos. As corridas deixam de acontecer aos domingos pela manhã e agora serão realizadas no sábado Á  tarde, algumas horas após o treino classificatório. “Acredito que essa mudança tem dois motivos básicos: a segurança dos pilotos e a visibilidade da categoria”, comenta o carioca Henrique Lambert (Body Nutry/VP2/Oktane/MTT/Iaconelli), lÁ­der do certame com 105 pontos ganhos.

Uma das alegações das equipes e pilotos para que a organização do campeonato alterasse o horário das provas da categoria é que em algumas ocasiões a pista não apresentava as condições ideais para a disputa das corridas. “Devido ao torneio de Arrancada que acontece na noite e madrugada de sábado, na véspera de nossas corridas, o autódromo por vezes amanhecia com óleo no asfalto e a pista molhada. Como éramos os primeiros a andar, muitas vezes não dava tempo de secar e tÁ­nhamos que correr com a pista suja e escorregadia”, explica Henrique Lambert.

Também devido ao antigo horário (09h00) de largada, o público que comparece nas etapas do Campeonato Paulista ainda não era tão presente durante as provas da Fórmula São Paulo. “Acho uma boa medida. O horário é mais convidativo. Sábado Á  tarde é bem melhor do que domingo bem cedo. Mas acho que essa etapa deve servir de laboratório para vermos como vai ser”, afirma o titular da Iaconelli Racing.

Lambert acredita que correndo no sábado Á  tarde, o aspecto técnico da categoria pode mudar um pouco, assim como uma possÁ­vel dificuldade pela proximidade com a definição do grid. “Caso algum piloto tenha uma quebra durante a classificação, dependendo do problema, pode ficar de fora da prova. E é provável que os tempos da melhor volta da corrida subam, pois a pista fica pior Á  tarde. Mas só poderemos descobrir realmente quando andarmos aos sábados”, lembra o piloto da Body Nutry/VP2/Oktane/MTT/Iaconelli.

Apesar de ser favorável Á  medida, o piloto carioca pensa que ela ainda deve ser avaliada na prática antes de se tornar definitiva. “Acho que talvez devamos propor um rodÁ­zio de horário com outras categorias, para que seja algo justo. Acho que a medida é válida por visibilidade e segurança, mas não deve, ainda, ser definitiva”, finaliza.

Está é a programação para a sétima etapa da Fórmula São Paulo:

Sexta-feira, 18/07
08h00 – 08h40: Treino livre
12h50 – 13h30: Treino livre

Sábado, 19/07
09h40 – 10h05: Treino classificatório
14h30: Largada para a sétima etapa (18 voltas ou 35 minutos)


Confira a classificação do campeonato após 6 etapas:

1º) Henrique Lambert (Body Nutry/VP2/Oktane/MTT/Iaconelli), 105 pontos
2º) Felipe Leonardos (Opus/Massoni Racing), 68
3º) Thiago Armentano (Bar Seo Justino/Cards and Co), 60
4º) Raphael Abbate (Alpha Color/Bombril/Avery Dennison/Phebem), 45
5º) Leandro Florenzo (Souza Ramos/Dynamics/Alpie), 36
6º) José Amorim (Fiolux/Art Lux/Iaconelli), 24
7º) Michel Aboissa (Iaconelli Racing), 24
8º) Nilton Molina (Mongeral/Iaconelli), 20
9º) Arthur Gaggini (Poiano Lopes Contruções/Alpie Racing), 17
10º) Tiago Pinheiro (Bassan Motorsport), 12
11º) Jorge Calaça Neto (Pharmaervas), 4
12º) Salomão Soares (Investplan/Brasbank/Biscayne/Delphi), 3