F-São Paulo: Treinos oficiais começam nesta sexta-feira

Alguns competidores estão treinando desde quinta-feira para aprimorar acerto para corrida do final de semana.

Com muita disputa e equilíbrio entre equipes e pilotos, a Fórmula São Paulo caminha para sua segunda etapa da temporada 2007. A programação oficial terá início na sexta-feira (02/3), quando serão realizadas duas sessões de práticas livres cronometradas, com 30 minutos de duração. No entanto, desde esta quarta-feira alguns participantes participam de treinos particulares no Autódromo de Interlagos (SP), dentre eles o líder do campeonato, o mineiro Victor Corrêa (Unifenas/Flash Power/Alpie Competições). “É uma possibilidade que a categoria nos dá para praticarmos mais do que apenas no treino oficial, e devemos aproveitá-la bastante neste início de ano, onde todos pensam em evoluir e aprimorar seus acertos”, avalia o representante de Alfenas, sul de Minas Gerais. A corrida será domingo, a partir das 11h30.

A Fórmula São Paulo iniciou o ano com 14 participantes no grid de largada, um recorde em abertura do campeonato, e os pilotos apostam no crescimento da modalidade e na alta competitividade para este ano. Mesmo estabelecendo a volta mais rápida e vencendo de ponta a ponta a primeira etapa de 2007, Victor Corrêa acha que a corrida não mostrou a competitividade que teria se fosse realizada com o asfalto seco. “A categoria em si é competitiva, com apenas um preparador de motores para todos, os pilotos aprendendo sobre os acertos, e nunca é fácil brigar pela vitória. Na primeira corrida do ano, como choveu, tudo ficou imprevisível. Eu pude tomar a ponta logo na largada e, com uma visão limpa da pista, abri vantagem para os adversários, que tinham de encarar o spray do carro da frente. Em condições normais, tudo é mais próximo e acirrado”, acredita o piloto da Alpie Competições, que na última quarta-feira foi o mais rápido entre os dez pilotos da categoria que treinaram.

O objetivo do mineiro, que lidera a tabela com 20 pontos, é de não deixar a pole-position escapar de suas mãos desta vez. “A meta é conquistar a pole-position no sábado”, comenta o jovem de 16 anos de idade, que na etapa anterior dominou os treinos classificatórios, mas ao final perdeu a posição da frente no grid para Alisson Paulinelli (Virtual Panorâmico/Dragão Motorsport) por apenas 51 milésimos de segundo. “Em vários casos, como este de correr na chuva, largar na frente é importantíssimo para se ter tranqüilidade durante a prova”, completa o representante da Unifenas/Flash Power. A meteorologia se encarrega de tornar a segunda rodada do campeonato tão imprevisível e difícil quanto a primeira, já que o final de semana todo tem 30% de possibilidades de chuva. Na quinta e sexta-feiras, entretanto, as chances são mínimas.

Com o fim da Fórmula Renault, a Fórmula São Paulo passou a ser a única categoria brasileira de monopostos, e preparatória dos pilotos que desejam prosseguir para as modalidades internacionais, como a Fórmula 3. Mesmo sendo batizada com o nome do estado de São Paulo, justamente por concentrar as corridas em Interlagos, na zona sul da capital, a categoria passa a atingir um status nacional, devido à tamanha adesão de participantes de todo país. Na primeira prova de 2007 seis diferentes estados foram representados: Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Espírito Santo.

Na Fórmula São Paulo todos os monopostos utilizam chassi Techspeed equipados com motor AP 1.8, com 136 cavalos de potência, que chegam a 230 km/h. O câmbio utilizado é o Hewland, o mesmo usado na Fórmula 3 Sul-Americana. Para deixar a disputa com maior igualdade, há apenas um preparador de motores para todos os competidores. A categoria está inserida no Campeonato Paulista de Automobilismo.

A programação a segunda etapa do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo é:
Sexta-feira
Treinos livres: 08h40 às 09h10 e 13h00 às 13h30

Sábado
Treino classificatório: 09h05 às 09h30

Domingo
Corrida: 11h30 – 18 voltas 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *