F1: CBA e SPTuris anunciam alterações para 2013 em Interlagos

Mudança dos boxes, novos acessos e obras na curva do Café são os principais pontos

A Confederação Brasileira de Automobilismo e a São Paulo Turismo (SPTuris), empresa oficial de promoção turÁ­stica e eventos na capital paulista) anunciaram, na manhã desta quarta-feira (9) no Auditório Elis Regina, no Anhembi, em São Paulo, um grande projeto para mudanças na área do Autódromo Internacional José Carlos Pace – Interlagos, dentre elas, uma intervenção na curva do Café, item em que a duas entidades tiveram total aprovação da FIA – Ferderação Internacional de Automobilismo.

O projeto, que deverá demorar dez anos para ser concluÁ­do, abrange mudanças de acesso ao autódromo, a construção de uma arena multi-uso, uma pista de arrancada, novos boxes localizados na reta oposta do traçado e espaço a ser destinado para o uso das comunidades que moram ao redor do circuito. Em relação a curva do Café e aos boxes, deverão ficar prontos já em 2013.

Com proposta de mudança já aprovada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e pela CBA, os detalhes das obras nesta parte especÁ­fica do traçado serão ainda definidos em comum acordo com uma comissão formada por pilotos e dirigentes. Sobre este trabalho, Cleyton Pinteiro, Presidente da CBA, fala, destacando a importância da participação também de pilotos no projeto.

“Nós formamos uma comissão com os pilotos Felipe Giaffone, Max Wilson e NonÁ´ Figueiredo, a SPTuris, a CBA e liderada pelo Sérgio Sondermann, para que possamos encontrar a melhor solução para a curva do Café. Com todos os lados na história envolvidos, podemos chegar a uma definição melhor e mais justa, sempre pensando no lado da segurança e sem prejudicar a continuidade das competÁ­ções locais”.

As duas soluções apresentadas pela SPTuris foram a criação de uma longa área de escape, derrubando alguns lances de arquibancadas, ou a criação de uma curva ou chicane na parte exterior, diminuindo bastante a velocidade no local. Isso, é claro, sem precisar fechar o autódromo, o que não atrapalharia o calendário das competições durante a temporada.

“A única exigência da FIA é que a alteração não influencie no traçado atual da pista de Interlagos. A Fórmula 1 continuará fazendo a curva do Café como ela é hoje”, disse Everaldo Júnior, Diretor de Eventos da SPTuris e do Autódromo de Interlagos. O cronograma do projeto contempla a licitação da reforma deste setor do traçado e do paddock ainda em 2012, para que sejam entregues até 90 dias antes do GP de F-1 de 2013.