F1: Chuva adia treino classificatório para o GP do Japão

Safety car entrou na pista várias vezes até a confirmação do adiamento do classificatório

O clima em Suzuka não tem contribuÁ­do com a Fórmula 1. Depois de forçar as equipes a descartarem o terceiro treino livre para o Grande Prêmio do Japão, a chuva também fez com que a organização da prova adiasse o classificatório para as 22 horas (de BrasÁ­lia) deste sábado, quando há previsão de tempo mais ameno.

Inicialmente marcada para as 2 horas  desta madrugada, a tomada de tempos que definirá o grid de largada foi adiada em 30 minutos. Mais tarde, o safety car entrou novamente na pista para emitir outro parecer. O procedimento se repetiu até 3h30, quando finalmente a direção da etapa confirmou o adiamento.

Antes do anúncio, Rubens Barrichello, também presidente da Associação de Pilotos (GPDA), dizia que entrar na pista com aquelas condições climáticas seria, além de arriscado para a integridade dos pilotos, ruim para a qualidade da atividade, que ficaria comprometida.

“Não tem como a gente sair para a pista. Está pior do que no treino da manhã. Vão ficar atrasando até Á s 4. Se não acontecer hoje, vai ser de manhã, como em 2004, devido Á quele tufão”, comentou o brasileiro, piloto da Williams, em entrevista Á  TV Globo.

No último treino livre antes do classificatório, por conta do traçado encharcado, apenas dois dos 24 pilotos abriram voltas cronometradas: o espanhol Jaime Alguersuari (Toro Rosso) e o alemão Timo Glock (Virgin). Como havia muitas poças d’água, os demais não se arriscaram.

Expectativa

O adiamento deve ser comemorado pela Red Bull, já que equipe liderou os dois primeiros treinos livres da etapa, com dobradinha do alemão Sebastian Vettel e o australiano Mark Webber, primeiro colocado do campeonato, Á  frente do espanhol Fernando Alonso (Ferrari).

O GP do Japão, 16º da temporada, será Á s 3 horas (de BrasÁ­lia) deste domingo.

Fonte: GazetaEsportiva.Net