F1: Com carro da Manor, Luiz Razia participa dos testes da Fórmula GP3 na França

Piloto de testes do time na Fórmula 1, brasileiro vai auxiliar a equipe na estreia da nova categoria de base na Europa.

Enquanto a equipe Virgin Racing concentra seus trabalhos na sede da equipe até o início da temporada de Fórmula 1, em 14 de março, outra parte da estrutura da Manor – responsável pela parte técnica da equipe batizada por Richard Branson – dá início aos trabalhos na Fórmula GP3, a categoria de base que estreia como fonte de novos talentos para a GP2 e, consequentemente, para a categoria máxima do automobilismo. E o piloto de testes da Virgin, Luiz Razia, foi escalado pela equipe para trabalhar nos primeiros treinos coletivos da GP3, em Paul Ricard, na França.

“A Manor é uma das equipes de maior sucesso nas categorias de base do automobilismo europeu, e pelo trabalho que desenvolvemos juntos desde o início deste ano na Fórmula 1, eles me convidaram para fazer os primeiros testes com o carro de GP3”, conta Luiz Razia. “É uma ótima oportunidade que eu tenho de voltar a pilotar e aumentar meu envolvimento com o time”, comenta. Na última vez que esteve em Paul Ricard, Razia liderou o segundo dia de treinos coletivos da GP2, com um carro da equipe Addax.

A primeira sessão de testes coletivos da Fórmula GP3 será realizada entre os dias 04 e 05 de março no circuito francês. A categoria surge como uma opção aos pilotos que saem da Fórmula 3 rumo a categorias mais rápidas. O carro é produzido pela italiana Dallara – a mesma que faz os carros de GP2 – e os motores, de 2.0 litros, terão potência de 280 cavalos. Entre os destaques da categoria, além da presença das principais equipes da Europa, está também o acionamento do câmbio através de alavancas no volante – seguindo uma tendência mundial adotada em praticamente todas as grandes categorias de monopostos.

“Mesmo já tendo corrido na GP2 e agora trabalhando na Fórmula 1, é sempre uma experiência diferente guiar um carro de uma nova categoria. Apesar de a potência ser menor e do desempenho ser mais parecido com o de um Fórmula 3, estar na pista pilotando sempre traz um aprendizado importante”, destaca Luiz Razia, campeão sul-americano de Fórmula 3 em 2006.

O calendário da Fórmula GP3 em 2010 terá oito eventos, todos com duas provas cada. Sete dessas rodadas serão preliminares dos GPs de Fórmula 1 na fase europeia do campeonato. A primeira delas será entre os dias 07 e 09 de maio em Barcelona. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *