F1: Daniel Ricciardo vence GP do Canadá

O australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) venceu neste domingo (08/06), o GP do Canadá, em Montreal, sétima etapa da temporada. Foi a primeira vitória de Ricciardo na categoria. Os alemães Nico Rosberg (Mercedes) e Sebastian Vettel (Red Bull) completaram o pódio.

Ricciardo assumiu a liderança na penúltima volta, ao superar Rosberg. O alemão da Mercedes largou na pole, mas passou a ter problemas elétricos em seu carro depois da metade da prova. Vettel completou o pódio.

Na largada, Rosberg manteve a ponta, com o britânico Lewis Hamilton, seu parceiro de equipe, chegando a primeira curva um pouco a sua frente. Com a preferência na curva, Rosberg retardou a freada, com os dois quase se tocando. Hamilton deu uma escapada da pista, sendo superado por Vettel

Antes do final da volta inicial, o Safety-Car foi acionado, após uma batida entre o francês Jules Bianchi e o britânico Max Chilton, parceiro na Marussia.  Bianchi bateu com força no muro. A batida encerrou uma sequência de 25 GPs consecutivos sem nenhum abandono de Chilton.

A prova recomeçou na sétima volta. Três voltas depois, Hamilton passou Vettel, e começou a diminuir a vantagem de Rosberg.

Os pilotos começaram a entrar nos boxes, para a troca de pneus. Na 16ª volta, o brasileiro Felipe Massa (Williams), que vinha em quinto lugar, teve problemas na troca do pneu dianteiro esquerdo, e perdeu muitas posições.

Na 19ª volta, Rosberg fez a sua primeira parada, deixando Hamilton na ponta por uma volta. Com a parada do britânico nos boxes, Rosberg retomou a liderança.

A diferença entre a dupla da Mercedes passou a ser de menos de um segundo. Rosberg chegou a sair da pista, após travar os pneus, sem perder a posição. Com metade da prova disputada, os carros da Mercedes, com problemas elétricos, começaram a perder rendimento.

Com os pilotos começando a parar nos boxes, para a segunda troca de pneus, Massa foi ganhando posições, até chegar ao terceiro lugar. Com a perda de rendimento das Mercedes, o brasileiro foi se aproximando dos lideres.

Com a parada, primeiro de Rosberg, e na volta seguinte, de Hamilton, Massa assumiu a liderança. Pouco depois, na 46ª volta, Hamilton abandonou. Com a ida de Massa para os boxes, Rosberg reassumiu a primeira posição. Massa voltou em sétimo.

Mesmo com os rivais se aproximando, o ritmo de Rosberg melhorou.  O alemão conseguiu manter a liderança até a penúltima volta, quando foi superado por Ricciardo. O australiano havia passado o mexicano Sérgio Pérez (Force India), pouco antes.

Vettel também passou Pérez pelo terceiro lugar. O mexicano então passou a ser pressionado por Massa. Na volta final, o brasileiro tentou a ultrapassagem, com os dois se tocando, e batendo forte.

Veja o acidente no link: https://www.youtube.com/watch?v=R8CpO6A6Xcs

Os dois pilotos foram levados para um hospital, para exames, e liberados pouco depois. Pérez acabou sendo punido com cinco posições no grid da próxima etapa, na Áustria.

O britânico Jenson Button (McLaren) foi o quarto, seguido pelo alemão Nico Rosberg (Force India) e o espanhol Fernando Alonso (Ferrari). O finlandês Valtteri Bottas (Williams), o francês Jean-Eric Vergne (Toro Rosso), o dinamarquês Kevin Magnussen (McLaren) e o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari) completaram os dez primeiros.

Rosberg lidera o campeonato com 140 pontos, 21 a mais do que Hamilton.

A próxima etapa, o GP da Áustria, acontece no dia 22 de junho.

Final:

1. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 70 voltas em 1h39m12s830
2. Nico Rosberg Mercedes-Mercedes +00m04.2s
3. Sebastian Vettel Red Bull-Renault +00m05.2s
4. Jenson Button McLaren-Mercedes +00m11.7s
5. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes    +00m12.8s
6. Fernando Alonso Ferrari-Ferrari +00m14.8s
7. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +00m23.5s
8. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault +00m28.0s
9. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes +00m29.2s
10. Kimi Raikkonen Ferrari-Ferrari +00m53.6s
11. Sergio Perez Force India-Mercedes +1 volta
12. Felipe Massa Williams-Mercedes +1 volta
13. Adrian Sutil Sauber-Ferrari    +1 volta

Abandonos:

Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 64 voltas
Romain Grosjean Lotus-Renault 59
Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 47
Lewis Hamilton Mercedes-Mercedes 46
Kamui Kobayashi Caterham-Renault 23
Pastor Maldonado Lotus-Renault 21
Marcus Ericsson Caterham-Renault 7
Max Chilton Marussia-Ferrari 0
Jules Bianchi Marussia-Ferrari 0

Volta mais rápida:

Felipe Massa Williams-Mercedes 1m18s504 volta 58

Foto: site oficial da Red Bull

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *