F1: Direção de prova explica penalidade de Vettel no GP do Canadá

O Grande Prêmio do Canadá ficará marcado pela polêmica punição de tempo a Sebastian Vettel, que deu a vitória ao segundo colocado Lewis Hamilton. Na ocasião, na volta 48, o alemão da Ferrari saiu da pista e voltou bruscamente, fechando o britânico da Mercedes.

A decisão da direção de prova não agradou a nenhum dos envolvidos. Vettel não escondeu sua insatisfação depois da corrida e chegou a trocar as placas de primeiro e segundo lugar onde param os 3 melhores em cada corrida. Até Hamilton, beneficiado pela decisão, disse que não gosta de vencer dessa forma.

Depois da corrida, a Fórmula 1 divulgou o conteúdo do documento da direção de prova que detalha a decisão de punir Sebastian Vettel.

Confira a explicação abaixo.

Nº/Corredor: 5 – Sebastian Vettel
Competidor: Scuderia Ferrari
Tempo: 15:13
Sessão: Corrida
Fato: Carro 5 deixou a pista, voltou perigosamente e forçou outro carro a sair da pista
Infração: Envolvido em um acidente conforme definido pelo Artigo 38.1 do Regulamento da Fórmula 1
Decisão: Penalidade de 5 segundos
Motivo: A direção de prova reviu a evidência em vídeo e determinou que o Carro 5 deixou a pista na curva 3, retornou à pista na curva 4 de maneira perigosa e forçou o Carro 44 [Hamilton] para fora da pista. O Carro 44 teve de tomar ação evasiva para evitar uma colisão.

Competidores são lembrados que eles têm o direito de recorrer de certas decisões da direção de prova, de acordo com o Artigo 15 do Código Esportivo Internacional da FIA e o Artigo 9.1.1 das Regras Judiciais e Disciplinares da FIA dentro dos limites aplicáveis de tempo.

Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *