F1: Em terceiro, Hamilton reclama: “O GP de MÁ´naco não foi realmente uma corrida”

Sofrendo com pneus, lÁ­der do campeonato reclama de dinâmica da prova no circuito de rua. Ricciardo vence mesmo com problemas no motor

Terceiro colocado no GP de MÁ´naco, Lewis Hamilton teve muitos problemas com o desgaste dos pneus de sua Mercedes neste domingo. Mas em um circuito com ultrapassagens quase impossÁ­veis, o lÁ­der do campeonato não teve problemas para segurar a última posição no pódio. Após a prova, entretanto, o inglês não poupou crÁ­ticas Á  dinâmica da longa prova de 78 voltas. Para ele, foi tudo menos uma corrida.

– Estava apenas passeando desde a sexta volta, acho. Literalmente passeando. Então não foi realmente uma corrida. Quero dizer, Daniel fez um grande trabalho, estou superfeliz po rele, mas nós economizamos e apenas passeamos, para ter certeza de que chegarÁ­amos ao fim da prova. Quero dizer, não sei se foi uma corrida emocionante para vocês assistirem. Se foi, sem problemas – disse Hamilton, que reclamou muito pelo rádio quanto ao desgaste dos pneus de sua Mercedes.

A implantação do novo pneu hipermacio pela primeira vez no ano trouxe mais uma variável para o GP: o controle do desgaste de pneus, principalmente para os primeiros colocados. A posição de pista passou a ser essencial, ainda mais em uma pista de difÁ­cil ultrapassagem como MÁ´naco. Isso forçou aos ponteiros fazer uma estratégia de apenas uma parada no principado.

Hamilton parou cedo, na 12ª volta e teve de administrar o desgaste de um jogo de ultramacios nas 66 restante. Ele teve sérios problemas com a granulação do pneu dianteiro direito. Mesmo reclamando demais pelo rádio, o inglês conseguiu levar o carro até o fim, na terceira posição, 17 segundos atrás do vencedor Daniel Ricciardo.

Fonte: GloboEsporte.com