F1: Equipes tem primeira impressão positiva dos novos pneus Pirelli

A estreita e sinuosa pista espanhola de 4.428 quilÁ´metros possibilitou avaliar a maioria dos aspectos da nova gama de pneus Pirelli de 2013. Isto permitiu que as equipes aprendessem sobre as caracterÁ­sticas básicas dos produtos P Zero de última geração por quatro dias e ter uma primeira impressão positiva. Agora as equipes vão até Barcelona, para o próximo teste oficial da Fórmula 1, de 19 a 22 de fevereiro.

Paul Hembery, diretor de motorsports da Pirelli: “Os quatro dias em Jerez, com a maioria das equipes avaliando seus novos carros, deram a todos nós uma boa impressão geral das caracterÁ­sticas dos pneus de corrida 2013, com construção e compostos completamente novos. Parece que estamos no caminho certo e as mudanças que esperávamos ver estão todas lá: os pneus são mais rápidos do que seus equivalentes do ano passado; e eles têm uma janela maior de pico de desempenho. As condições em Jerez não foram as ideais este ano, no entanto, como era uma pista extremamente abrasiva – a mais abrasiva entre todos os circuitos que vamos visitar durante todo o ano – e, consequentemente, foi difÁ­cil tirar conclusões adequadas, dado que a superfÁ­cie tornou-se ainda mais abrasiva do que na temporada passada. Nós chegamos com abundância de dados para os pneus duros e médios, muito pouco para o pneu macio e nenhum para o supermacio. Agora estamos ansiosos para as próximas duas sessões de testes em Barcelona, o que proporcionará uma oportunidade valiosa para as equipes de ampliar seus conhecimentos sobre os pneus deste ano”.

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Fatos do teste:

• As equipes tem direito a 100 jogos de pneus por carro por ano para testes. As equipes se concentraram testar os diferentes compostos, a fim de obter uma leitura inicial sobre como a última geração dos pneus de rápido desgaste programado da Pirelli interagem com os novos carros, tanto quando novos e usados. A Pirelli levou um total de 35 jogos por carro para este teste (20 escolhidos pela Pirelli, 15 pelas equipes).

• O Ambiente e temperatura da pista foram legais, na região de 15 graus centÁ­grados dia a maioria das médias, o que levou a um risco de granulação. Isto ocorre quando um pneu desliza se não é até a temperatura, e o atrito contra a superfÁ­cie da pista cria um padrão semelhante a ondas de desgaste, conhecido como granulação. Isto foi observado na maior parte das condições muito frias da manhã – por vezes, com temperaturas de menos de cinco graus centÁ­grados – e acentuada pela superfÁ­cie abrasiva.

• Como as condições e o desenho da pista de Jerez não são realmente tÁ­picos de qualquer outro lugar do calendário, a diferença de tempo obtida entre os compostos não deverá ser completamente representativa do resto da temporada.

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Mais fatos do teste:

• Maior número de voltas de Jerez: Gutierrez – 252 voltas; Di Resta – 240 voltas; Massa – 227 voltas.

• Algumas equipes foram capazes de percorrer até 700 quilÁ´metros por dia: o equivalente a mais de dois GPs.

• Nenhum dos pneus intermediários ou de chuva foram usados ??para definir um tempo de volta, pois as condições permaneceram completamente secas em todos os quatro dias.

• Além de avaliar carros e pneus, as equipes também realizaram treinos de pit stop.

• A marcação laranja para o pneu duro foi vista pela primeira vez, substituindo prata do ano passado.

• O layout técnico de Jerez tem curvas lentas, colocando pesadas exigências em termos de tração: particularmente sobre os pneus traseiros.

• A macro-rugosidade elevada da pista em Jerez é causada por uma falta de betume no asfalto, conduzindo a uma superfÁ­cie relativamente ‘solta’, o que cria a abrasão.

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Números do teste:

• O número total de conjuntos trazidos para Jerez: 385, o que equivale a 1.540 pneus

– Dos quais de pneus supermacios: 7 jogos

– Dos quais de pneus macios: 49 conjuntos

– Dos quais de pneus médios: 157 conjuntos

– Dos quais de pneus duros: 95 conjuntos

– Dos quais de pneus intermediários: 42 conjuntos

– Dos quais de pneus de chuva: 35 conjuntos

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• A quantidade total de conjuntos usados: 251

– Dos quais pneus supermacios: 3 conjuntos

– Dos quais pneus macios: 33 conjuntos

– Dos quais pneus médios: 137 conjuntos

– Dos quais pneus duros: 74 conjuntos

– Dos quais pneus intermediários: 3 séries

– Dos quais pneus de chuva: 1 jogo

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• Tiros mais longos: 20 voltas com o composto duro

24 voltas do composto médio

12 voltas com o composto macio

8 voltas com o composto supermacio

3 voltas com o composto intermediário

1 volta no composto molhado

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• A temperatura ambiente mais alta/menor durante quatro dias: 3° C (dia 3) / 22 °C (dia 1)

• temperatura da pista menor / maior durante os quatro dias: 5° C (dia 3) / 28° C (dia 1)

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Tempos do teste:

Dia 1

1. Jenson Button, da McLaren 1.18.861 Duro

2. Mark Webber, da Red Bull 1.19.709 Médio

3. Romain Grosjean, Lotus 1.19.796 Duro

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Dia 2

1. Romain Grosjean, Lotus 1.18.218 Macio

2. Paul Di Resta, da Force India 1.19.003 Macio

3. Daniel Ricciardo, da Toro Rosso 1.19.134 Médio

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Dia 3

1. Felipe Massa, da Ferrari 1.17.879 Macio

2. Nico Rosberg, da Mercedes 1.18.766 Médio

3. Sebastian Vettel, da Red Bull 1.19.052 Médio

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Dia 4

1. Kimi Raikkonen, Lotus 1.18.148 Macio

2. Jules Bianchi, da Force India 1.18.175 Macio