F1: Fernando Alonso vence GP da Inglaterra

O espanhol Fernando Alonso (Ferrari) venceu neste domingo (10/07), o GP da Inglaterra, em Silverstone, 9ª etapa da temporada. Foi a primeira vitória de Alonso no ano e 27ª na categoria. O alemão Sebastian Vettel e o australiano Mark Webber, ambos da Red Bull, completaram o pódio.

Pouco antes da largada, uma chuva deixou a pista bem molhada em alguns pontos, com todos os pilotos alinhando com pneus intermediários. Pole Vettel manteve a ponta na largada, seguido por Webber e Alonso. O britânico Jenson Button (McLaren) passou o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) pela 4ª posição.

No final da primeira volta Massa recuperou a quarta posição. Na volta seguinte o britânico Lewis Hamilton (McLaren), de 10º no grid, já era o 5º, ao ultrapassar o parceiro de equipe Button. Com problemas na caixa de marchas, o finlandês Heikki Kovalainen (Lotus) foi o primeiro a abandonar, na 3ª volta.

Na 5ª volta a direção de prova liberou o uso da asa traseira móvel (DRS). Na 9ª volta o japonês Kamui Kobayashi (Sauber) rodou depois de ser tocado pelo alemão Michael Schumacher (Mercedes). Kobayashi continuou na pista com Schumacher indo para os boxes, trocar o bico de carro. Na 10ª volta o italiano Jarno Trulli (Lotus) abandonou, com perda de óleo.

Com a pista secando começaram as paradas nos boxes, para a troca dos pneus intermediários para os slicks. Vettel fez a sua parada na 14ª volta, retornando na liderança. Hamilton superou Alonso, assumindo o 3º lugar.

Na 17ª volta Schumacher entrou nos boxes, para cumprir um stop and go, pela batida com Kobayashi. Três voltas depois o japonês cumpriria um stop and go de dez segundos, por deixar os pits de forma insegura, quase provocando um acidente.

Alonso recuperou a 3ª posição na 24ª volta, ao passar Hamilton. Com o carro soltando fumaça Kobayashi abandonou na 25ª volta. Duas voltas depois o suÁ­ço Sébastien Buemi (Toro Rosso), abandonou com pneu traseiro esquerdo estourado, depois de um toque com o escocês Paul di Resta (Force India), que teve que a asa dianteira.

Vettel e Alonso pararam juntos nos boxes, com a Red Bull cometendo o seu primeiro erro no ano. O macaco traseiro deu defeito, com o mecânico tendo que buscar outro, e Vettel perdendo muito tempo nos pits, voltando a pista atrás de Alonso e Hamilton.

Alonso rapidamente abriu vantagem, aproveitando que Hamilton, mais lento, segurava Vettel, que resolveu antecipar a segunda parada nos boxes, entrando na 37ª volta.Â

Com pista livre Vettel conseguiu ganhar a posição de Hamilton, que deixou os boxes, na volta seguinte, atrás do alemão.

Na 40ª volta Alonso parou pela segunda vez, junto com Button. Na saÁ­da dos pits o campeão de 2009 ficou parado. O parafuso da roda dianteira direita não foi encaixado, com o pneu se soltando. Era o fim de prova para Button.

Na 41ª volta Hamilton passou Massa pelo 3º lugar, com o brasileiro entrando nos boxes logo depois.  Contudo o britânico foi informado pela equipe, via rádio, de que precisava diminuir o ritmo para economizar combustÁ­vel.

Sem ter como se defender Hamilton foi facilmente superado por Webber na 45ª volta. Webber então foi para cima de Vettel, colando na traseira do alemão. Faltando cinco voltas para o final a Red Bull mandou a dupla manter as posições, para evitar um choque (como no GP da Turquia de 2010).

Alonso venceu com 16s1 de vantagem sobre Vettel, que recebeu a bandeirada 0s436 a frente de Webber. Fo ia primeira vitória de Ferrari desde o GP da Coréia do Sul, em 2010, com Alonso.

Massa e Hamilton duelavam pela 4ª posição. Na penúltima curva o brasileiro mergulhou para passar o McLaren, com os carros se tocando. Massa deu uma escapada da pista na última curva, com Hamilton cruzando em 4º.

 O alemão Nico Rosberg (Mercedes) foi o 6º, com o mexicano Sergio Perez (Sauber) na 7ª posição (ambos com a estratégia de duas paradas). O alemão Nick Heidfeld (Renault) foi o 8º. Schumacher e o espanhol Jaime Alguersuari (Toro Rosso) fecharam a zona de pontos.

O brasileiro Rubens Barrichello (Williams) foi o 13º. O estreante australiano Daniel Ricciardo (Hispania) terminou na 19ª posição.

Nesta prova vigorou a nova regra dos difusores soprados, a principal arma da Red Bull. A exceção dos motores Mercedes, que tiveram a permissão de usarem 20% da potência produzia pelos difusores, todas as demais passaram a utilizar apenas 10%. Antes do próximo GP, na Alemanha, novas reuniões irão decidir se a regra continua, ou se teremos novas alterações.

Vettel lidera o campeonato com 204 pontos, 80 a mais do que Webber. Alonso é o 3º com 102.

A próxima etapa O GP da Alemanha, em Nurburgring, acontece no dia 14 de Julho.

Final:

1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 52 voltas em 1h28min41s196
2º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 16s5
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 16s9
4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 28s9
5º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 29s0
6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1min00s6
7º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1min05s5
8º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 1min15s5
9º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min17s9
10º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1min19s1
11º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1min19s7
12º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 1min20s6
13º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
14º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 1 volta
15º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1 volta
16º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 2 voltas
17º. JérÁ´me D’Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 2 voltas
18º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 2 voltas
19º. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth), a 3 voltas

Não terminaram:

Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 39 voltas
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 25 voltas
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 23 voltas
Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), 10 voltas
Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), 2 voltas