O ex-piloto, e dono de equipe, Guy Ligier faleceu no domingo (23/08), aos 85 anos.
Nascido em 12 de julho de 1930, em Vichy, na França, Ligier começou a competir na década de 1950. Enquanto sua empresa de construção civil crescia, junto com a amizade com vários polÁticos franceses, como François Mitterrand.
Entre 1966 e 1967, Ligier, de forma privada, disputou 12 GPs oficiais de F-1. No GP da Alemanha de 1968, ele terminou na oitava posição com um Brabham BT20. Mas como dois carros a sua frente eram de F-2, e inelegÁveis para pontos, Ligier ganhou um ponto (equivalente ao sexto lugar).
Com a morte do compatriota, e parceiro de competições, Jo Schelesser, durante o GP da França de 1968, Ligier decidiu se aposentar das pistas.
Ligier continuou ligado ao automobilismo, mas como construtor. Inicialmente construindo carros protótipos, sempre com as iniciais JS (de Jo Schlesser). Â Em 1974, ele comprou o espólio da equipe Matra, entrando na F-1 dois anos depois.Â
Nos primeiros anos, a Ligier adotou apenas um carro, pilotado pelo francês Jacques Laffite. Que conquistou a primeira vitória da equipe no GP da Suécia de 1977.
Em 1980, a equipe foi Vice-Campeã de Construtores. Â Em 1979, 1980 e 1981, o francês Jacques Laffite terminou em quarto lugar no Campeonato Mundial de Pilotos. No perÁodo foram sete vitórias. Cinco com Laffite (Argentina, Brasil e Espanha 1979, Bélgica e Alemanha 1980, Austria e Canadá 1981), uma com o francês Patrick Depailler (Espanha 1979) e outra com o também francês Didier Pironi (Bélgica 1980).
Entre 1982 e 1986, a equipe alternou altos e baixos. Conquistando alguns pódios, mas sem figurar entre as principais equipes.
Após seis temporadas decepcionantes (apenas dez pontos somados entre 1987 e 1992), e o fim da ligação com o governo de Mitterrand, Ligier vendeu a equipe em 1992, para o francês Cyril Bourlon de Rouvre.
Nos quatro anos seguintes, a Ligier teve um grande ganho de desempenho, figurando entre as seis melhores equipes do grid. No GP de MÁ´naco de 1996, o francês Olivier Panis conquistou novamente a vitória para a equipe, após 15 anos.
Até 1996, quando disputou sua última prova no Japão, os carros da Ligier apareceram em 326 GPs, com nove vitórias, nove poles, nove melhores voltas e 50 pódios.
O francês Alain Prost, Tetracampeão Mundial de F-1, comprou a equipe, que foi renomeada Prost Grand Prix em 1997.
Após deixar a F-1, a Ligier voltou a construir carros em 2004, para as competições de endurance.Â