F1: Lewis Hamilton vence GP de Mônaco

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu neste domingo (26/05) o GP de Mônaco, no Circuito de Monte Carlo, sexta etapa da temporada. Foi a quarta vitória de Hamilton no ano e 77ª na categoria. O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) e o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) completaram o pódio.

Sofrendo com o desgaste dos pneus médios (reclamou com a equipe via rádio na 50ª volta), Hamilton segurou os ataques do holandês Max Verstappen (Red Bull), nas voltas finais. Os dois chegaram a se tocar, na Chicane do Porto, na 76ª volta.

Hamilton recebeu a bandeira quadriculada com 0s7 de vantagem sobre Verstappen (que tinha uma punição de cinco segundos por espremer Bottas dentro dos boxes). Com a punição de Verstappen, Vettel passou para segundo, seguido por Bottas.

Verstappen foi o quarto, seguido pelo francês Pierre Gasly (Toro Rosso) e o espanhol Carlos Sainz Jr. (McLaren).

O russo Daniil Kvyat (Toro Rosso), seu parceiro de equipe, o tailandês Alexander Albon, o australiano Daniel Ricciardo (Renault) e o francês Romain Grosjean (Haas) fecharam a zona de pontos. Grosjean terminou em nono, mas também levou uma punição de cinco segundos

Saindo da 15ª posição, após um erro da Ferrri no Q1, o monegasco Charles Leclerc fez um início de prova frenético. Querendo ganhar posições, fez m linda ultrapassagem sobre Grosjean na Rascasse, na sétima volta. Mas das voltas depois, ao tentar passar Hulkenberg no mesmo ponto, os dois carros se tocaram, e a Ferrari teve o pneu traseiro esquerdo furado.  

Leclerc levou o carro até os boxes, espalhando pedaços do pneu ela pista. O Safety-Car foi acionado para a limpeza da pista. Na 16ª volta o monegasco abandonou.

O líderes foram para os boxes, com Verstappen ganhando a posição de Bottas dentro dos boxes. Os carros se tocaram e Bottas, com um pneu furado, foi obrigado a retornar aos boxes. Verstappen acabou punido com o acréscimo de cinco segundos no tempo.

Antes da largada os pilotos se reuniram, para homenagear o austríaco Niki Lauda, falecido neste semana. Os pilotos receberam um boné vermelho, e fizeram um minuto de silêncio no grid. Hamilton disputou a prova com um capacete com o layout usado por Lauda em 1984 (ano do seu tricampeonato).

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e atividades ao ar livre

Hamilton lidera o campeonato com 137 pontos, seguido por Bottas com 120. Vettel é o terceiro com 82.

A próxima etapa, o GP do Canadá, acontece no dia 09 de junho.

Resultado final - GP de Mônaco — Foto: Reprodução/Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *