F1: Montadoras se aproximam de acordo com Ecclestone

As grandes montadoras da Fórmula 1 anunciaram progressos significativos nas negociações com o empresário-chefe da categoria, Bernie Ecclestone, minimizando as hipóteses da criação de um campeonato rival a partir de 2008.

Um porta-voz da Grand Prix Manufacturers Association (GPMA) confirmou que as montadoras se encontrariam com Ecclestone novamente antes do Grande Prêmio do Barein, domingo, que abrirá a temporada da Fórmula 1. Entretanto, ele negou que um acordo possa ser anunciado nos próximos dias.

“Com certeza vamos nos encontrar com o detentor dos direitos comerciais neste final de semana. Foi feito um progresso significativo e esperamos acertar muitos itens importantes”, disse o porta-voz.

“Mas ainda é muito cedo para prever um resultado. Não queremos especular, mas as coisas estão caminhando na direção certa”, acrescentou.

Os cinco membros da GPMA são Renault, BMW, Honda, Toyota e Daimler-Chrysler Mercedes. As quatro primeiras têm suas próprias equipes, enquanto a Mercedes é dona de 40 por cento da McLaren.

As montadoras querem uma participação maior nas receitas do bilionário negócio e pedem também maior transparência na administração e um tratamento mais igual.

A GPMA, liderada pelo diretor da BMW Burkhard Goeschel, disse que lançaria seu próprio campeonato a partir de 2008, quando termina o atual contrato com a F1, se suas demandas não fossem atendidas.

O britânico de 75 anos Ecclestone disse na semana passada que esperava uma resolução de todos os tópicos antes da corrida no Barein.

“O que podemos decidir no aspecto técnico depende de quanto dinheiro eles querem economizar, mas eles vão economizar bastante sem prejudicar a excelência técnica da F1”, disse ele ao jornal Daily Express.

“Com certeza eles vão ganhar mais dinheiro no lado comercial, o dobro do que ganhavam, antes”, acrescentou.

Fonte: Reuters

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *