F1: Nelsinho Piquet usa treinos livres para acertar carro visando a corrida

Distribuição de peso e comportamento dos freios foram as preocupações da equipe ING Renault nesta sexta-feira no Bahrein.

Na quarta etapa do Mundial, que será disputada no próximo domingo em pleno deserto do Bahrein, no Oriente Médio, a Fórmula 1 tem pela frente o primeiro grande desafio para a durabilidade dos carros e a resistência fÁ­sica dos pilotos. Ao aliar um circuito marcado pelos pontos de freadas intensas depois de longas retas; e as altas temperaturas da região de Manama, o desafio dos engenheiros é encontrar um conjunto rápido e ao mesmo tempo com durabilidade para as 57 voltas da prova. Por causa disso, a equipe ING Renault e o piloto Nelsinho Piquet aproveitaram as duas sessões de sexta-feira para fazer avaliações em um carro com maior quantidade de combustÁ­vel, como deve acontecer durante a corrida – e também avaliando o comportamento dos freios.

“Pela primeira vez no ano teremos um circuito que exige muito dos freios. Por isso fizemos a maior parte do treino com mais combustÁ­vel do que o normal, já visando um acerto para a corrida”, comentou Pat Symonds, diretor do departamento de engenharia da equipe. Para o piloto Nelsinho Piquet, que utilizou pela primeira vez o novo difusor de ar desenvolvido pela ING Renault, os treinos renderam muita informação para trabalhar nos próximos dias.

“O foco dos treinos ficou em fazer testes com bastante combustÁ­vel no tanque e colher dados sobre o comportamento do carro. Somente no treino de amanhã (sábado) é que vamos sair com o carro mais leve e trabalhar para a classificação”, disse o piloto, que fechou o dia com sua melhor volta em 1m34s411 e a 15ª colocação geral.

Ao todo, durante as duas sessões de 1h30 que teve hoje, Nelsinho Piquet entrou na pista sete vezes. Na parte da manhã, quando completou 20 voltas com o mesmo jogo de pneus duros, foram duas paradas nos boxes para modificar a distribuição de peso no carro. Já no treino vespertino, Nelsinho trabalhou na relação de marchas e suspensão traseira durante as 29 voltas que completou no circuito. Nessa fase, com três paradas, o piloto utilizou um jogo de pneus duros e outros dois de pneus macios, sendo que o último deles foi usado para duas saÁ­das de box na parte final. O mais rápido no Bahrein nesta sexta-feira foi o alemão Nico Rosberg, da Williams. O treino que define o grid de largada será neste sábado a partir das 8h (horário de BrasÁ­lia).