F1: Oficiais do GP Brasil já iniciaram os treinamentos no CEOC

Os oficiais do Centro de Excelência de Oficiais de Competição, o mais novo órgão da Confederação Brasileira de Automobilismo, já iniciaram os treinamentos dos grupos que atuarão no GP Brasil de Fórmula 1.

O tempo frio e chuvoso, reinante no sábado (20 de setembro) passado em São Paulo, não impediu que houvesse uma grande movimentação no Centro de Excelência de Oficiais de Competição (CEOC), órgão de treinamento e formação de oficiais de competição criado pelo presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Paulo Scaglione. Localizado nas dependências do Autódromo Municipal José Carlos Pace, trata-se de um núcleo de formação e aperfeiçoamento dos profissionais que já atuam nas áreas técnicas e desportivas do automobilismo nacional, em todas as suas modalidades, assim como para aqueles que desejam ingressar no segmento e que agora poderão fazê-lo por meio das federações de automobilismo.

O CEOC passou a funcionar, sem alarde, no dia 28 de julho e, de lá para cá, está sendo criado o maior banco de dados do automobilismo brasileiro nas esferas técnicas e desportivas. As poucas semanas de funcionamento do CEOC já geraram cerca de 1.000 registros de oficiais já em atuação no GP Brasil, nos campeonatos nacionais e regionais. Tal levantamento estar permitindo a identificação de potencialidades e deficiências dos oficiais em cada segmento.

Nessa fase de treinamento para o GP, os primeiros grupos foram os de sinalização, combustÁ­veis e alimentação. Ainda nesse mês de setembro, todos os sábados, passarão pelo CEOC os demais grupos. Após essa atividade, composta pela apresentação dos procedimentos por parte dos lÁ­deres de grupo e avaliação por meio de uma prova escrita, em seguida haverá a parte prática, que seguirá até as vésperas do GP.

Na “aula inaugural” do CEOC para a Fórmula 1, o presidente da CBA, Paulo Scaglione, destacou o fato de o grupo da CBA ser formado por mais de 600 pessoas, todas elas em postos fundamentais para o bom funcionamento da prova. “Temos alguns grupos que não aparecem durante a prova, não saem nas fotos e nem têm seus trabalhos registrados pelas câmeras de televisão. Porém, seus membros exercem funções tão importantes quanto aqueles que atuam diretamente na prova”, explicou Scaglione, que fez questão de qualificar essa importância: “Já imaginaram a confusão que seria se o grupo do combustÁ­vel não entregasse os galões nos boxes no horário correto ou se não houvesse uma estrutura organizada de distribuição de alimentação, que funciona desde as três horas da madrugada? São, sem dúvida, colaboradores fundamentais para o sucesso do GP”.

Serviço

Centro de Excelência de Oficiais de Competição
Autódromo Municipal José Carlos Pace
Avenida Senador TeotÁ´nio Vilela, 261. Bairro Interlagos. São Paulo – SP. 04801-010
www.cba.org.brceoc@cba.org.br – 55 11 5667-7677
Horário de Funcionamento:
Das 8h00 Á s 17h00 – Segunda a Sexta-feira
Das 7h00 Á s 17h00 – Sábado e Domingo por ocasião de eventos com supervisão CBA

Quem pode usar o CEOC?
Além de sua destinação precÁ­pua, que é a de desenvolver as atividades do CEOC e da Confederação Brasileira de Automobilismo, o Centro está aberto também para todos os grupos do automobilismo que necessitem de um espaço para reuniões, cursos, palestras etc, mediante marcação prévia e sujeito a disponibilidade de agenda.