F1: Petrobras troca Williams por Honda em 2009

Fornecedora de gasolina da Williams desde 1998, a Petrobras mudará de ares em 2009. A partir do próximo Mundial, a estatal será parceira da Honda.

A informação está na edição desta semana da revista italiana “Autosprint”.

Oficialmente, a Petrobras diz que negocia com algumas equipes e que não descarta continuar na Williams.

No fim de semana do GP do Canadá, no início do mês, executivos da empresa estiveram em Montréal acertando detalhes com a equipe japonesa. O contrato ainda não está assinado, mas a decisão já foi tomada.

O namoro já vem de algumas temporadas e começou a se transformar em casamento em meados de fevereiro.

Na ocasião, Nick Fry, chefe da equipe, esteve no Rio de Janeiro para encontrar-se com diretores da empresa e dar início formal às negociações.

O acordo vai incluir ainda fornecimento de lubrificantes, um antigo desejo da Petrobras.

A estatal chegou a fornecer óleo para a Jordan, em 2001, mas o projeto não vingou: Eddie Jordan fechou contrato de patrocínio com a alemã Liqui Moly, do mesmo ramo, levando os brasileiros a rescindirem a parceria.

Assinado em março de 2005, o atual contrato da Petrobras com a Williams termina no fim desta temporada.

A Honda, hoje, não tem parceria com nenhuma fornecedora de combustível. Compra gasolina da Elf, parceira técnica da Renault – e que também vende para a Red Bull.

Com o acordo, passará a ter uma gasolina produzida especialmente para seu motor. Os testes em pista com o combustível devem começar ainda neste ano.

Fonte: Tazio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *