F1: Rossi e Ferrari confirmam teste e desenvolvem parceria

A escuderia Ferrari confirmou nesta quinta-feira novos testes com o piloto de motovelocidade Valentino Rossi. As sessões acontecerão na próxima semana, no autódromo de Valência, na Espanha, onde estarão também os titulares da equipe, Michael Schumacher e Felipe Massa.

Ainda sob contrato com a Yamaha para disputar a temporada 2006 da MotoGP, Rossi tem testado com o time italiano com cada vez mais freqüência. Aos 26 anos e sete títulos na motovelocidade, o piloto da Itália tem seu nome cada vez mais próximo da Fórmula 1, se não para 2007, para o campeonato seguinte.

O discurso oficial, vindo de Jean Todt, diretor esportivo da Ferrari, é de que Rossi quer desenvolver seu conhecimento da Fórmula 1 e que a equipe o ajudará nisso. Os últimos testes de Rossi com a Ferrari aconteceram no fim de 2005, por três dias, na Itália.

“Após os testes em Mugello no ano passado, o passo seguinte é repeti-los em um ambiente diferente, com outros pilotos andando”, disse um porta-voz da equipe. Até agora, Rossi nunca testou a Ferrari com outros pilotos na pista, mas a de Valência já é sua conhecida dos campeonatos de motovelocidade.

Além da Ferrari, também estarão testando no traçado espanhol a McLaren, Williams, BMW e Toyota.

O contrato de Schumacher com a Ferrari acaba no fim deste ano. Mesma situação se repete com Massa. O piloto alemão, de 36 anos, diz ainda não ter decidido sobre sua aposentadoria, mas afirma que, para continuar, tem que ter um carro com possibilidade de lutar pelo título.

“Para mim é muito transparente”, disse Schumacher sobre os testes com Rossi. “Nós nos concentramos muito na nossa preparação para esta temporada, e Valentino estar lá realmente não faz diferença para 2006. Pode ser diferente para o futuro. Até onde diz respeito a mim, estamos concentrados, apenas focamos no nosso trabalho.”

Na temporada passada, Rossi venceu 11 corridas na MotoGP, garantindo o quinto título consecutivo na categoria, e sétimo na motovelocidade. O inglês John Surtees foi o único a conquistar títulos nas duas e quatro rodas, sendo campeão com a Ferrari em 1964.

Foto: AFP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *