F1: Sem pompa, McLaren exibe novo carro em Woking

Sem muita pompa como nos anos anteriores, em função da política de corte de gastos que vem marcando a Fórmula 1, a McLaren apresentou seu carro para a temporada 2009. O modelo, batizado de MP4-24, foi apresentado no Centro Tecnológico de Woking, sede da escuderia inglesa.

Terceira equipe da categoria a lançar seu novo monoposto, depois de Ferrari e Toyota, a McLaren levou a Woking nesta sexta-feira os quatro pilotos que têm participado da pré-temporada: Lewis Hamilton, atual campeão, Heikki Kovalainen, Pedro de la Rosa e Gary Paffett, os dois últimos reservas.

Já adaptado às mudanças no regulamento da Fórmula 1 impostas para este ano, o MP4-24 foi exibido com a asa dianteira mais larga e mais baixa e aerofólio traseiro mais alto e mais estreito, sempre na comparação com o carro do ano passado.

Segundo o chefe da equipe, Ron Dennis, as novas regras forçaram a McLaren a trabalhar ainda mais duro para deixar o carro pronto. “É claro que vale o mesmo para todos os times, então não podemos dizer que os desafios exigem menos desse ou daquele competidor. Alterações extensivas no regulamento demandam muito trabalho – estas são as maiores mudanças que vi em 15 anos”.

Entre as novidades da Fórmula 1 a que faz referência o britânico, destacam-se a introdução do KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética), o retorno dos pneus slick e o fim de diversos componentes aerodinâmicos (asinhas), o que diminuirá a força de aderência dos monopostos e deve permitir que estes andem mais próximos uns dos outros.

“Isso requer tecnólogos em nosso quorum: eles não são apenas engenheiros, mas cientistas com qualificação alta para visualizar o que era fundamental com as novas regras”, concluiu Dennis, comentando as dificuldades que marcaram a concepção do projeto do MP4-24.

Fonte: GazetaEsportiva.Net
Foto: Site oficial da equipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *