F1: Valtteri Bottas é o sétimo finlandês a subir ao pódio

Dos oito finlandeses que já disputaram um GP na F-1, apenas um não subiu ao pódio.

Com o terceiro lugar conquistado no GP da Áustria, Valtteri Bottas (Williams) se tornou o sétimo finlandês a subir ao pódio em um Grande Prêmio de F-1.

O primeiro finlandês a disputar um GP oficial de F1, é curiosamente o único a figurar fora da lista. Em 1974, Leo Kinnunen foi inscrito em seis GPs de F-1, com um Surtees TS16 da AAW Racing Team. Mas conseguiu alinhar em apenas um; o da Suécia, na 26ª posição. Kinnunen abandonou com problemas elétricos na oitava volta. Apesar de ser praticamente um desconhecido na F-1, Kinnunen foi um dos melhores pilotos de Endurance da década de 1970.

Três anos depois, Mikko Kozarowitsky apareceu na lista de inscritos de cinco GPs, com um March 761 da RAM Racing/F&S Properties. Nos treinos para o GP da Inglaterra, ele sofreu um forte acidente, fraturando uma mão. Ele nunca se classificou para a largada de um GP.

Keke Rosberg estreou na F-1 em 1978, no GP da África do Sul, com um Theodore TR1 da Theodore Racing Hong Kong. Passou depois pela ATS e Wolf até chegar a equipe Fittipaldi em 1980.

No GP da Argentina de 1980, Rosberg terminou em terceiro lugar, com o Fittipaldi F7. E se tornou o primeiro finlandês a subir ao pódio na F-1.

Passou para a Williams em 1982, conquistando a primeira vitória no GP da Suíça daquele ano. No final da temporada sagrou-se Campeão Mundial de F-1. Rosberg ficou na Williams até 1985, e encerrou a carreira no ano seguinte, na McLaren, após o GP da Austrália. Venceu cinco GPs, e conquistou 17 pódios.

J. J.Lehto estreou na F-1 no GP de Portugal de 1989, com um Onix ORE-1 da Moneytron Onyx Formula One. No GP de San Marino de 1991, Lehto terminou em terceiro, com um Dallara 191 da BMS Scuderia Itália.

Lehto depois passou Sauber, Benetton. Disputou seu último GP em 1994, o da Austrália pela Sauber.

Mikka Hakkinen estrou na F-1 no GP dos EUA de 1991, com um Lotus 102B do Team Lotus. Em 1993, estreou pela McLaren, equipe que defendeu até o final da carreira.

Em 1997, Hakkinen conquistou a primeira, de suas 20 vitórias na F-1, no GP da Europa com um McLaren MP4/12 da West McLaren Mercedes.

Em 1998 e 1999, Hakkinen se sagrou Bicampeão Mundial de F-1. Encerrou a carreira no GP do Japão de 2001. Foram 20 vitórias e 51 pódios na F-1.

Mika Salo estreou no GP do Japão de 1994. Passou depois pela Tyrrell e Arrows. Em 1999 substituiu o acidentado brasileiro Ricardo Zonta em três GPs pela BAR, e depois o alemão Michael Schumacher (que havia quebrado uma perna no GP da Inglaterra) em seis GPs. 

No GP da Alemanha liderava, mas deixou o irlandês Eddie Irvine, parceiro na Ferrari e que disputava o título, passar, e terminou em segundo. Depois foi terceiro no GP da Itália. Salo passou depois pela Sauber e Toyota, onde disputou o seu último GP, no Japão em 2002.

Kimi Raikkonen estreou no GP da Austrália de 2001, com um Sauber C20 do Red Bull Sauber Petronas. Venceu pela primeira vez dois anos depois, o GP da Malásia pela McLaren.

Em 2007, Raikkonen foi contratado pela Ferrari, conquistando a título da temporada. Em 2009 decidiu se retirar da F-1, para se dedicar as provas de Rali. 

Retornou a categoria em 2012, pela Lotus, onde ficou por dois
anos.Retornou a Ferrari no campeonato deste ano. Raikkonen já venceu
vinte GPs de F-1, e conquistou 77 pódios.

Heikki Kovalainen estreou no GP da Austrália de 2007, com um Renault R27 do ING Renault F1 Team. No ano seguinte, pela McLaren, venceu o GP da Hungria.

Kovalainen passou depois pela Lotus, que mudou o nome para Caterham e a Lotus (que substituiu a Renault). Disputou o seu último GP no ano passado, pela Lotus (ex-Renault). Kovalainen venceu um GP, e conquistou quatro pódios.

Bottas estreou na categoria no GP da Austrália de 2013, com um Williams FW35 da Williams F1 Team. E conquistou no GP da Áustria o seu primeiro pódio na F-1, após 27 GPs disputados.

No total a Finlândia soma 46 vitórias, 48 poles, 70 voltas mais rápidas, e 153 pódios na F-1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *