F2: André Negrão encerra testes na F2 e aprova experiÁªncia

Piloto campineiro guiou dois dias em Portimão e agora decide caminho para 2011

O brasileiro André Negrão concluiu nesta sexta-feira os testes da Fórmula 2 no circuito de Portimão, região do Algarve, em Portugal, e aprovou o carro da categoria-base do automobilismo europeu, que tem chancela da FIA (Federação Internacional do Automóvel) e conta com organização do ex-piloto inglês de Fórmula 1 Jonathan Palmer. Ao lado de pilotos mais experientes, vários deles com larga experiência na categoria, Negrão surpreendeu ao ser o sétimo colocado pela manhã. À tarde, testando novos acertos, o competidor de 18 anos foi o 12º no treino regular (de duas horas, igual ao da manhã) e décimo na sessão curta de 40 minutos, no qual os pilotos têm direito a usar um recurso que aumenta ainda mais a potência do motor turboalimentado. Seu tempo foi de 1m36s230, mais de um segundo mais rápido do que a marca que atingiu na quinta-feira – quando chegou a andar na quarta posição debaixo de forte chuva. O piloto, que retorna esta semana ao Brasil, mostrou-se satisfeito com o trabalho realizado na pista portuguesa:

“Na verdade, não olhamos muito para o tempo, porque o que importa aqui é trabalhar em função do ano que vem. Foi legal andar entre os mais rápidos em alguns momentos dos treinos, mas o foco era a troca de experiência com os engenheiros e ganhar quilometragem em mais uma categoria.”

A F2 é uma categorias que a Novac – empresa que administra a carreira do piloto -, considera como destino de Negrão na temporada de 2011; as outras possibilidades são repetir a F-Renault 2.0 ou ingressar na F-Renault 3.5. Foi o segundo teste do brasileiro, que já havia realizado testes na F-Renault 3.5 em Barcelona (Espanha). Concluindo sua primeira temporada integral no automobilismo, o campineiro só fez elogios ao carro projetado pela equipe Williams, que segue os padrões de segurança da FIA do Mundial de F1 de 2005 e conta com motores Audi turbinados:

“Aos poucos, fui me habituando ao carro, aos pneus Avon – que funcionam de forma distinta dos Michelin utilizados na F-Renault – e ao motor com turbo, que é muito legal e diferente de guiar em relação ao F-Renault. De forma geral, o carro é tão bom quanto. Como piloto foi uma oportunidade muito legal: conheci mais uma pista, mais uma categoria de monoposto e, mais importante, levantei dados que me ajudarão a fazer a melhor escolha para a temporada de 2011.”

Sobre a pista, Negrão se alongou e fez considerações elogiosas ao segundo autódromo permanente de Portugal, traçado que recebeu testes da F1 logo após sua inauguração, em 2008:

“É uma pista bem legal e muito seletiva. Tem muita subida e descida, curvas de alta e curvas de baixa… é um prazer e um desafio para o piloto guiar em um traçado desses.”

O treino teve volta mais rápida do francês Benjamin Lariche (1m34s619) e contou com outros sobrenomes conhecidos do automobilismo, como Alex Brundle (filho do inglês Martin Brundle), Jolyon Palmer (filho de Jonathan Palmer) e Vincent Beltoise (sobrinho de Jean-Pierre Beltoise), cujos parentes mais famosos se destacaram na F-1 nas décadas passadas.

A Novac Sports Business é o braço esportivo da Novac Business, uma empresa de capital inteiramente nacional e destinada a desenvolver carreiras voltadas para o esporte de alto desempenho. Para atingir esse objetivo a Novac Sport Business aplica técnicas de administração de negócios, comunicação e marketing formuladas por profissionais com experiência internacional.

Veja os dez melhores tempos do último treino desta sexta-feira em Portimão:

1) Benjamin Lariche (França), 1m34s619
2) Alex Brundle (Inglaterra), 1m34s722
3) Jack Clarke (Inglaterra), 1m34s785
4) Ramón PiÁ±ero (Espanha), 1m35s014
5) Jolyon Palmer (Inglaterra), 1m35s116
6) Max Snegirev (RUS), 1m35s642
7) Mikkel Mac (DIN), 1m35s699
8) Bruno Mendez (Espanha), a 1m35s765
9) José Alonso Liste (Espanha), 1m36s102
10) André Negrão (Brasil), 1m36s230