F2: Dean Stoneman vence a primeira prova em Zolder

O inglês Dean Stoneman venceu neste sábado (19/06), em Zolder, na Bélgica, a prova de abertura da 4ª rodada dupla da temporada. Foi a segunda vitoria de Stoneman no ano. O inglês Jolyon Palmer e o lituano Kazim Vasiliauskas fecharam o pódio.

Pole-position Stoneman manteve a ponta na largada. Saindo da quinta posição do grid, Palmer fez uma grande primeira volta, ultrapassando o indiano Armaan Ebrahim, Vasiliauskas e o belga Benjamin Bailly, começando a segunda volta já na segunda posição. Pouco depois Vasiliauskas superou Bailly, recuperando a terceira posição.  

Na 7ª volta a polonesa Natalia Kowalska rodou acertando a barreira de pneus na curva três, acionando o Safety-Car e eliminando a vantagem de Stoneman.

Na relargada Stoneman manteve a ponta, sendo brevemente pressionado por Palmer. Stoneman voltou a abrir vantagem na liderança, marcando a melhor volta da prova na última passagem, para vencer sete segundos a frente de Palmer. Vasiliauskas foi o 3º.

O russo Sergei Afanasiev terminou em 4º, seguido por Ebrahim e Bailly, que com o carro avariado perdeu duas posições. O russo Ivan Samarin foi o 7º, seguido pelo romeno Mihai Marinescu, que fez uma grande prova, depois de cair para a última posição após seu carro ter problemas na volta de apresentação. Completaram a zona de pontuação o angolano Ricardo Teixeira e o italiano Nicola de Marco.

Vários acidentes acabaram com as chances de boas posições de diversos pilotos. O austríaco Philip Eng e o inglês Will Bratt, na disputa pela 7ª posição, se tocaram na 2ª volta, com o inglês Jack Clarke sendo levado na confusão. Os três continuaram na corrida, com Eng perdendo uma volta nos boxes, para consertar o carro.

Nas voltas finais Clarke acabou abandonando, com Bratt retornando ao grupo dos dez primeiros. Porém na última volta, ao tentar ganhar a oitava posição de Marinescu, o inglês saiu da pista, e rodou, abandonando.

Em uma disputa entre Teixeira e o francês Benjamin Lariche, Marinescu e o holandês Kelvin Snoeks tentaram ganhar vantagem, com Lariche rodando e Snoeks dando um passeio na grama, perdendo muito tempo.

Final:

1. Dean Stoneman GBR 25 voltas    
2. Jolyon Palmer GBR a 7.524
3. Kazim Vasiliauskas LIT a 9.090
4. Sergei Afanasiev RUS a 9.851
5. Armaan Ebrahim IND a 13.146
6. Benjamin Bailly BEL a 15.364
7. Ivan Samarin RUS a 20.157
8. Mihai Marinescu ROM a 21.337
9. Ricardo Teixeira ANG a 31.072
10. Nicola De Marco ITA a 32.215
11. Kelvin Snoeks HOL a 38.791
12. Parthiva Sureshwaren IND a 40.750
13. Paul Rees GBR a 47.171
14. Will Bratt GBR a 1 volta
15. Philipp Eng AUT a 1 volta

Abandonos:
                         
Benjamin Lariche FRA 21 voltas   
Jack Clarke GBR 20 voltas   
Natalia Kowalska POL 7 voltas    
Plamen Kralev BUL 3 voltas 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *