F3 Européia: Vietoris vence segunda etapa de Oschersleben

Brasileiro Tiago Geronimi perdeu posições na largada, mas as recuperou ainda no inÁ­cio da prova.

A quinta rodada dupla do Campeonato Europeu de Fórmula 3 chegou ao fim neste domingo (2), com a disputa da segunda corrida de Oschersleben, na Alemanha. A vitória ficou com o alemão Christian Vietoris, que após um final de prova polêmico, superou o monegasco Stefano Coletti e o finlandês Mika MÁ¤ki. Com uma bela corrida de recuperação realizada no sábado (1), o brasileiro Tiago Geronimi largou no pelotão intermediário e enfrentou dificuldades para melhorar sua colocação no encerramento da rodada.

Uma mudança na embreagem atrapalhou seu começo de prova. “Mudamos o pedal de embreagem para a corrida e encontrei um pouco de dificuldade na largada, por isso perdi quatro posições, mas consegui recuperá-las durante a prova”, declara. Como era previsto, a disputa deste domingo seria ainda mais dura do que a anterior. “Sabia que ultrapassar o pessoal que estava na minha frente hoje seria um pouco mais difÁ­cil do que ontem, ainda mais quando perdi as posições na largada”, acrescenta.

Após a bandeira quadriculada, a direção de prova alterou o resultado obtido na pista e aplicou uma punição de 30 segundo em 21 pilotos do grid. A alteração se deve ao fato de os pilotos terem baixado suas parciais enquanto a bandeira amarela era agitada, após o acidente com Christopher Zanella na segunda volta. Devido Á  punição, Vietoris se saiu como vencedor, mesmo cruzando a linha de chegada na sétima posição. “Nos reunimos com a direção de prova após a corrida. Quase todos os pilotos foram penalizados, exceto o sétimo colocado, que acabou vencendo. Eles alegaram que baixamos os tempos em bandeira amarela. Não concordamos com esse acréscimo de 30 segundos, mas não pudemos fazer mais nada”, conta o piloto da equipe Signature.

A próxima rodada do Campeonato Europeu de Fórmula 3 acontece nos dias 15 e 16 de agosto no autódromo de Nurburgring, também na Alemanha.

Confira como terminou a décima etapa do campeonato:
1. Christian Vietoris (ALE) – Mücke Motorsport – 40min33s472
2. Stefano Coletti (MON) – Prema Powerteam – 17s570
3. Mika MÁ¤ki (FIN) – Signature – 26s018
4. Alexander Sims (GBR) – Mücke Motorsport – 26s687
5. Roberto Merhi (ESP) – Manor Motorsport – 27s412
6. Jules Bianchi (FRA) – ART Grand Prix – 28s545
7. Jean Kart Vernay (FRA) – Signature – 29s022
8. Valtteri Bottas (FIN) – ART Grand Prix – 31s033
9. Esteban Gutierrez (MEX) – ART Grand Prix – 31s549
10. Henkie Waldschmidt (HOL) – SG Formula – 39s697
14. Tiago Geronimi (BRA) – Signature – 48s969