F3 Inglesa: Bruno Senna empolga fãs de Ayrton na Inglaterra

Sobrinho do tricampeão pilota em Goodwood carro da primeira vitória do tio.

A apresentação de Bruno Senna com o Lotus 97T foi um dos pontos altos do Festival de Velocidade de Goodwood, encerrado neste domingo na Inglaterra e que reuniu pilotos e veículos de competição de todas as épocas. O sobrinho do tricampeão mundial se exibiu diante de público estimado em 150 mil pessoas com o carro que Ayrton Senna ganhou o GP de Portugal de 1985, no Autódromo do Estoril. Foi a partir dessa vitória, conquistada debaixo de temporal, que Ayrton passou a ser conhecido como o “Rei da Chuva” na Fórmula 1.

Bruno, de 22 anos, participou dos três dias do evento, percorrendo os pouco mais de 1.800 metros de comprimento da pista em subida com um modelo que fez história na Fórmula 1. No ano passado, em sua experiência inicial em Goodwood, Bruno andou com a McLaren-MP4/4, usada por Ayrton na campanha do primeiro título em 1988. “Foi um fim-de-semana muito legal, não apenas pela oportunidade de dirigir um carro como esse, mas por sentir pelo calor das pessoas como a lembrança do Ayrton continua bem viva”, explicou.

Nada menos de oito equipes de Fórmula 1 estiveram representadas em Goodwood, entre elas a atual campeã. A Renault mandou os pilotos Giancarlo Fisichella e Heiki Kovalainen se revezarem ao volante do R25 campeão de 2005 com Fernando Alonso. Antigos astros, como Stirling Moss, Jack Brabham, Jackie Stewart e René Arnoux, conduziram máquinas que brilharam nas pistas há várias décadas. O lendário Richard Petty, um dos maiores ídolos da Nascar em todos os tempos, também esteve no festival, bem como estrelas do motociclismo, do rali, modalidades de turismo e protótipos.

O Lotus 97T, projetado por Gerard Ducarouge, utilizava motor Renault turbo, mas os técnicos da fábrica francesa reduziram a pressão em Goodwood em função das reduzidas dimensões do traçado. “Não deu para fazer aquela fumaceira toda que a galera gosta, mas ainda assim foi divertido. Um Fórmula 1 é sempre um Fórmula 1”, lembrou Bruno, que nesta semana voltará a competir no Campeonato Inglês de Fórmula 3. Depois de um ano de ausência, o circuito de Snetterton sediará uma rodada dupla da categoria – 9ª e 10ª etapas. Com quatro vitórias, Bruno soma 108 pontos e está em seguindo lugar na classificação geral, apenas cinco atrás do líder Mike Conway.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *