F3 Inglesa: Chuva cancela treinos desta quarta em Croft

A segunda sessão de testes de Alberto Valério na Fórmula 3 Inglesa, realizada no circuito de Croft, nesta terça (7) e quarta-feira (8), deu ao piloto brasileiro uma experiência importante para a disputa do campeonato. Pela primeira vez ele andou sob chuva, um cenário bastante comum nas pistas inglesas, numa região conhecida por sua instabilidade climática. Só que a programação ficou pela metade.

A água era tanta que os organizadores decidiram cancelar o segundo dia de treinos depois de algumas rodadas e acidentes na parte da manhã. O asfalto em Croft é pouco aderente e o traçado molhado torna qualquer atividade um verdadeiro desafio por lá.

Alberto Valerio pôde treinar apenas no primeiro dia, mas disse estar satisfeito com a experiência adquirida. “Foi difícil, porque a pista é muito lisa, o traçado é complicado e eu ainda não havia andado nessas condições. Valeu para me adaptar um pouco melhor e conhecer uma situação que deve ser constante ao longo do ano, já que chove muito aqui na Inglaterra”, afirmou.

Sob chuva, o carro da Fórmula 3 Inglesa tem um comportamento totalmente diferente do chassi utilizado no campeonato sul-americano, vencido por Alberto Valerio no ano passado. “Como o motor é mais forte, o carro fica bem mais arisco, querendo escapar da pista de todo jeito”, contou.

Outra dificuldade enfrentada por Alberto Valerio foi com os pneus, que são da marca Avon, desconhecidos para ele. “O problema é que com a pista molhada, com uma temperatura muito baixa, os compostos não atingem a temperatura ideal”, revelou o piloto mineiro.

Alberto Valério, que compete pela equipe Cesario Formula, completou aproximadamente 70 voltas no primeiro dia de atividades. O time que o acompanha é formado por seis integrantes, todos brasileiros, e comandado pelo experiente Augusto Cesario, que conquistou seis títulos na Fórmula 3 Sul-Americana.

O cancelamento do segundo dia de testes não chega a ser um problema para as equipes da Fórmula 3 Inglesa. Elas voltam à pista no próximo dia 22 de março, durante o chamado Media Day, quando todos os pilotos e equipes estarão reunidos em Silvertone para a apresentação oficial da categoria. A programação ainda inclui outras duas sessões de testes até a abertura da temporada, no dia 17 de abril, em Oulton Park.

“Os testes estão sendo muito produtivos para o acerto do carro. Vou começar o campeonato conhecendo pelo menos cinco pistas e com uma boa quilometragem acumulada nos treinos, o que é fundamental para um estreante”, analisou Alberto Valério.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *