F3 Inglesa: Com show na chuva, Bruno Senna é 3º em Spa

Quinta vitória do ano pode vir na corrida deste sábado na Bélgica.

Com uma atuação espetacular, uma das melhores da temporada, Bruno Senna conquistou nesta sexta-feira o terceiro lugar na 11ª etapa do Campeonato Inglês de Fórmula 3, a primeira da rodada dupla deste fim de semana em Spa-Francorchamps, na Bélgica. A prova foi vencida pelo holandês Yelmer Buurman. Ousado na decisão de correr com pneus de chuva quando a pista ainda estava praticamente seca e hábil para fazer um rosário de ultrapassagens no asfalto finalmente molhado, Bruno viu a estratégia ser recompensada com o pódio.

A conhecida instabilidade climática na região de Spa-Francorchamps transformou a corrida em enorme confusão. Instantes antes da largada, a pista ainda não havia secado totalmente da chuva que caíra pela manhã. Mas as nuvens ameaçadoras indicavam que o tempo não se manteria instável ao longo da prova. Quinto no grid, Bruno optou por entrar nos boxes logo após a volta de apresentação para trocar os pneus. Por isso, completou a primeira passagem em 18º. “Os fiscais demoraram vinte segundos para liberar a saída do pit-lane, o que acabou me atrapalhando bastante”, reclamou.

Porém, o que se viu foi um show de pilotagem do brasileiro na chuva. Entre bandeiras amarelas e acidentes, Bruno saiu ileso e travou belas disputas – principalmente com seu companheiro de equipe e rival, o inglês Mike Conway. “A corrida acabou sendo muito movimentada, com muitas ultrapassagens e bandeiras amarelas. Tive uma briga muito boa e limpa com o Conway e consegui terminar logo à frente dele, o que foi ótimo”, declarou. “Eu estava voando no final, virando 12 segundos mais rápido que os líderes em pneus de pista seca. Com uma volta a mais, daria para chegar pelo menos em segundo”, afirmou.

Largando da segunda posição na corrida deste sábado, Bruno Senna espera tirar proveito de sua posição privilegiada no grid em relação à seus principais concorrentes na briga pelo título: Conway sai em 9º e o vice Jarvis em 4º. O alemão Maro Engel partirá pelo segundo dia na pole. “Estou largando de uma posição privilegiada. Por isso acredito que possamos fazer um ótimo serviço e sair daqui quem sabe já novamente em segundo no campeonato. Minha estratégia é simples: largar bem, passar o Engel e ganhar”, resumiu.

O resultado da prova foi este:
1. Yelmer Buurman, Holanda, Dallara F306 Mercedes HWA, 32 voltas em 31min22s800
2. Maro Engel, Alemanha, Dallara F306 Mugen-Honda, a 0s472
3. Bruno Senna, Brasil, Dallara F306 Mercedes HWA, a 6s938
4. Mike conway, Inglaterra, Dallara F306 Mercedes HWA, a 8s398
5. Oliver Jarvis, Inglaterra, Dallara F306 Mugen-Honda, a 9s647
6. James Walker, Inglaterra, Dallara F306 Mercedes HWa, a 12s814
7. Christian Bakkerud, Dinamarca, Dallara F306 Mugen-Honda, a 18s763
8. James Jakes, Inglaterra, Dallara F306 Mercedes HWa, a 22s031
9. Jonathan Kennard, Inglaterra, Dallara F306 Mugen-Honda, a 27s301
10. Karl Reindler, Austrália, Dallara F306 Mugen-Honda, a 34s939
15. Mario Moraes, Brasil, Dallara F304 Mugen-Honda, a 1min06.274

Melhor volta: James Jakes, Inglaterra, 2min25s633 (média de 107,15 km/h), na quarta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *