F3 Inglesa: Mineiro corre ‘em casa’ na pista de Brand Hatch

Circuito inglês é o mais próximo da sede da Cesario Formula, equipe de Alberto Valerio.

Das dez equipes que disputam a Fórmula 3 Inglesa, a única que montou sua sede nas proximidades da pista de Brands Hatch foi a brasileira Cesario Formula, que corre em casa neste domingo (27). O histórico circuito inglês recebe a oitava rodada dupla do campeonato. “A estrutura do time foi erguida aqui, na mesma área que era utilizada pela Manor Motorsport, então todas as nossas atenções estão concentradas em Brands Hatch. Andar nesta pista traz um sentimento especial, é quase o nosso quintal, embora isso não represente nenhuma vantagem dentro da pista”, conta o mineiro Alberto Valerio, piloto da Cesario Formula, que faz sua temporada de estréia na categoria.

Apesar de trabalhar na vizinhança do circuito, que por doze vezes recebeu a Fórmula 1, a Cesario Formula ainda não teve a oportunidade de treinar na pista. â€œÉ a nossa casa, mas como não conseguimos liberação para testes particulares em Brands Hatch, tudo o que eu aprendi do traçado foi completando algumas voltas num carro de passeio. É uma dificuldade a mais, que eu venho enfrentando constantemente nesta temporada de estréia. Vou precisar me adaptar rapidamente ao desenho da pista para não perder tempo no trabalho de acerto”, comenta o mineiro, que busca mais pontos para entrar no grupo dos dez primeiros colocados na tabela de classificação.

Um pouco mais na frente, a disputa pelo tÁ­tulo esfriou um bocado depois que Mike Conway disparou na liderança, abrindo boa vantagem sobre Bruno Senna. Uma situação reversÁ­vel, mas bastante complicada, principalmente levando em consideração que os dois têm equipamentos semelhantes (são companheiros de equipe). A pista de Brands Hatch, com 4.184 metros de extensão, receberá duas provas no domingo. A primeira com largada prevista para 07h50 e a segunda marcada para 11h20, sempre no horário brasileiro. Alberto Valerio destaca a importância de conseguir uma boa posição de largada. â€œÉ um traçado estreito e de alta velocidade, difÁ­cil para ultrapassar”, alerta.