F3 Macau: Felix Rosenqvist é bicampeão do GP de Macau
O sueco Felix Rosenqvist (Prema) venceu a 62ª edição do GP de Macau de F-3, tradicional prova disputada nas estreias ruas do Circuito da Guia. Foi a sua segunda vitória consecutiva na prova.
O atual campeão do FIA F-3 European dominou todas as atividades do final de semana. Marcou a pole-position e venceu prova classificatória, garantindo a pole para a prova principal.
Rosenqvist terminou a prova classificatória em segundo, atrás do italiano Antonio Giovinazzi (Carlin). Contudo Giovinazzi foi punido por um toque no espanhol Daniel Juncadella (Fortec) nas primeiras curvas. A confusão envolveu vários carros, e provocou uma sucessão de batidas. Com os 20 segundos de punição, Giovinazzi caiu para a décima posição.
Na largada, Rosenqvist manteve a ponta, mas na curva Lisboa, o monegasco Charles Leclerc (Van Amersfoort), por fora, fez uma grande manobra, e assumiu a liderança. Na segunda volta, Leclerc cometeu um erro, sendo ultrapassado por Rosenqvist. Novamente na Lisboa, Lecherc reassumiu a liderança.
Um múltiplo acidente, envolvendo quatro carros, espalhou pedaços de carros na pista. E provocou a bandeira amarela. Na relargada, Leclerc liderava, mas na Lisboa, o monegasco foi superado por Rosenqvist e o britânico Sam McLeod (West Tec).
Nas voltas seguintes, Rosenqvist abriu uma pequena vantagem. Na sétima volta, quando Leclerc superou McLeod, em outra manobra por fora na Lisboa, o sueco tinha 2,5 segundos de vantagem. Na volta seguinte, McLeod acertou o muro, e abandonou.
Leclerc ainda diminuiu a diferença na voltas finais, mas sem ameaçar Rosenqvist. Que venceu com 1s1 de vantagem. O britânico Alexander Sims (Double R) terminou em terceiro, repetindo o pódio da prova classificatória.
Giovinazzi terminou em quarto, seguido pelo alemão Markus Pommer (Motopark) e o norte-americano Santino Ferrucci (Mucke).
Único brasileiro na prova, Sergio Sette Câmara (Motopark) fez uma boa apresentação em Macau. Na prova classificatória terminou em sexto. Na principal o piloto teve problemas, caiu para as últimas posições. Mas marcou a melhor volta da prova.
Final, prova 1:
1 – Felix Rosenqvist – (Dallara-Mercedes) – Prema – 10 voltas em 24’52”619
2 – Charles Leclerc (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 0”503
3 – Alexander Sims (Dallara-Mercedes) – Double R –2”701
4 – Sam McLeod (Dallara-Mercedes) – West Tec – 8”399
5 – Markus Pommer (Dallara-VW) – Motopark – 9”412
6 – Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 13”993
7 – Santino Ferrucci (Dallara-Mercedes) – Mucke – 15”538
8 – Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 16”627
9 – Arjun Maini (Dallara-Tomei) – T-Sport – 17”360
10 – Antonio Giovinazzi (Dallara-VW) – Carlin – 17”871
11 – Jake Dennis (Dallara-Mercedes) – Prema – 18”131
12 – Dorian Boccolacci (Dallara-VW) – Signature – 20”682
13 – Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 21”872
14 – Martin Cao (Dallara-Mercedes) – Fortec – 25”606
15 – Kenta Yamashita (Dallara-Toyota) – Tom’s – 26”323
16 – Yuhi Sekiguchi (Dallara-Toyota) – Bmax – 29”468
17 – Nick Cassidy (Dallara-Toyota) – Tom’s – 29”931
18 – Chang Chung (Dallara-Mercedes) – Fortec – 36”386
19 – Gustavo Menezes (Dallara-VW) – Carlin – 41”342
20 – Yu Kanamaru (Dallara-VW) – Carlin – 1’31”509
21 – Matthew Solomon (Dallara-Mercedes) – Double R – 1’41”666
22 – Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 2’00”925
Volta mais rápida; Felix Rosenqvist 2’10”330
Abnadonos:
Mitsunori Takaboshi (Dallara-Toyota) – B-Max – 6 voltas
Li Cong (Dallara-Mercedes) – Zeller – 3
Calum Ilott (Dallara-VW) – Carlin – 1
Ryan Tveter (Dallara-Mercedes) – West Tec – 1
Alexander Albon (Dallara-VW) – Signature – 1
Daniel Juncadella (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1
Final, prova 2:
1 – Felix Rosenqvist – (Dallara-Mercedes) – Prema – 15 voltas em 36”25”280
2 – Charles Leclerc (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 1”168
3 – Alexander Sims (Dallara-Mercedes) – Double R – 5”075
4 – Antonio Giovinazzi (Dallara-VW) – Carlin – 5”948
5 – Markus Pommer (Dallara-VW) – Motopark – 11”703
6 – Santino Ferrucci (Dallara-Mercedes) – Mucke – 16”863
7 – Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 18”775
8 – Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 22”546
9 – Jake Dennis (Dallara-Mercedes) – Prema – 24”355
10 – Arjun Maini (Dallara-Tomei) – T-Sport – 24”863
11 – Dorian Boccolacci (Dallara-VW) – Signature – 28”259
12 – Nick Cassidy (Dallara-Toyota) – Tom’s – 28”871
13 – Alexander Albon (Dallara-VW) – Signature – 30”255
14 – Chang Chung (Dallara-Mercedes) – Fortec – 32”791
15 – Kenta Yamashita (Dallara-Toyota) – Tom’s – 33”546
16 – Yuhi Sekiguchi (Dallara-Toyota) – Bmax – 34”154
17 – Martin Cao (Dallara-Mercedes) – Fortec – 47”075
18 – Matthew Solomon (Dallara-Mercedes) – Double R – 47”369
19 – Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 49”240
20 – Sam McLeod (Dallara-Mercedes) – West Tec – 57”064
21 – Li Zhi Cong (Dallara-Mercedes) – Zeller – 1’16”973
22 – Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 2’00”679
Volta mais rápida: Sergio Camara 2’10”186
Abandonos:
Calum Ilott (Dallara-VW) – Carlin – 9 voltas
Yu Kanamaru (Dallara-VW) – Carlin – 8
Ryan Tveter (Dallara-Mercedes) – West Tec – 1 volta
Mitsunori Takaboshi (Dallara-Toyota) – B-Max – 1
Gustavo Menezes (Dallara-VW) – Carlin – 1