F3: Rafael Suzuki sobe no pódio duas vezes na China

O piloto estreante fez a pole position e completou as duas baterias na terceira colocação.

Campeão da Seletiva de Kart Petrobras em 2007, o paulista Rafael Suzuki (SVLabs/MeuCarro.jp/Shutt) segue surpreendendo o mundo do automobilismo. No último fim de semana (15 e 16/12) o piloto conquistou dois terceiros lugares na segunda rodada dupla do Campeonato Asiático de Fórmula 3, sacramentando a mesma colocação na tabela de classificação. “Está sendo superlegal participar da competição, uma experiência bastante válida”, conta. As provas disputadas no circuito de Zhuhai, na China, foram preliminares da A1GP, considerada a Copa do Mundo do esporte a motor.

Rafael Suzuki começou muito bem no sábado, anotando a pole position para a primeira corrida. Após cair para quinto na largada, ele se recuperou e cruzou a linha de chegada na zona do pódio. Na etapa seguinte, o piloto do Team Goddard largou em terceiro, já que o grid é formado pelas colocações da corrida anterior. Ele terminou a prova novamente na terceira posição, após vencer um emocionante duelo com o britânico Matthew Howson. “O bom deste campeonato é que eu enfrento vários pilotos mais experientes”, afirma o jovem de 20 anos.

O desempenho do brasileiro é ainda mais surpreendente, pois entre os primeiros colocados, ele é o que tem menos experiência. O líder do certame é o belga Fredéric Vervisch, que venceu as duas baterias chinesas e alcançou 75 pontos na tabela de classificação. O esportista de 21 anos está em sua quinta temporada em monopostos e é o atual vice-campeão da Fórmula 3 Alemã. Ele também disputou a World Series em 2007 e 2005, além de campeonatos na Fórmula Renault Européia e Fórmula 3 Francesa, quando vice-campeão em 2004. Ele completou sua 63ª corrida.

O segundo colocado no certame asiático é Hamad Al Fardan, do Bahrein, que soma 63 pontos. O piloto árabe já disputou a Fórmula 3 Britânica na classe nacional e os certames asiáticos da Fórmula Renault V6 e Fórmula BMW. Ele provou seu conhecimento dos circuitos do continente ao vencer as duas corridas de abertura do campeonato em Sepang, na Malásia.

Rafael Suzuki, que tem 47 pontos, havia feito apenas sete corridas de carro antes de estrear na categoria. “Eu corri duas vezes na Fórmula São Paulo e cinco na Fórmula 3 Sul-Americana. Ainda estou começando”, lembra. Antes disto, o paulista correu com sucesso por dez anos no kartismo, coroando-se o campeão dos campeões em 2007 ao vencer a Seletiva Petrobras de Kart.

O que chamou bastante a atenção do piloto apoiado por SVLabs/MeuCarro.jp/Shutt na categoria foi o alto nível de profissionalismo encontrado “É um campeonato que me surpreendeu pela competitividade que apresenta, e pela estrutura e organização que é oferecida”, garante o atual vice-campeão brasileiro de Kart. “A minha equipe é inglesa. Quase todos os times são europeus e trazem a mentalidade européia para cá”, conta Suzuki. A Fórmula 3 Asiática conta com pilotos de nove países diferentes e o campeão vai ganhar ao final da temporada um teste na equipe Force Índia da Fórmula 1.

O campeonato vai até abril de 2008 e estão previstas 18 etapas, em rodadas duplas, triplas e até quádruplas. O próximo encontro será disputado no circuito de Batangas, nas Filipinas. Serão quatro corridas no mesmo fim de semana, entre os dias 12 e 13 de janeiro.

Está é a classificação da Fórmula 3 Asiática após 4 etapas:
1º) Fredéric Vervisch (Goddard), Bélgica. 75 pontos
2º) Hamad Al Fardan (GFH Bahrain), Bahrein, 63 pontos
3º) Rafael Suzuki (Goddard), Brasil, 47 pontos
4°) Matthew Howson (PTRS), Grã Bretanha, 45 pontos
5º) Arturo Gonzalez (Aran Racing), México, 34 pontos
6º) David Julien (Goddard), Estados Unidos, 24 pontos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *