F3 Sul-Americana: Yann Cunha vence novamente e fica a dois pontos da liderança

Brasiliense manteve o domÁ­nio na etapa de Londrina. Chuva adiou primeira prova do dia e domingo terá duas etapas no Paraná

Em um sábado marcado pela chuva na cidade de Londrina, no Paraná, o campeonato 2010 da Fórmula 3 Sul-Americana ganhou uma grande dose de emoção para a disputa do tÁ­tulo. Na 20ª etapa do campeonato, realizada nesta tarde no Autódromo Ayrton Senna, o brasiliense Yann Cunha venceu depois de largar na pole-position e liderar de ponta a ponta. Mais do que seu quarto pódio nas últimas cinco provas, o resultado colocou o piloto da equipe Bassan Motorsport a apenas dois pontos do lÁ­der da temporada, o paulista Bruno Andrade.

A quinta vitória de Yann neste ano começou a ser construÁ­da na sexta-feira, quando o brasiliense comandou os dois treinos livres da categoria em Londrina, e conquistou a pole-position para a 20ª e 22ª etapas da competição. Neste sábado, a forte chuva na região prorrogou o horário da primeira corrida, que estava marcada para as 11h30 e começou apenas por volta de 15h – horário que era previsto para a segunda prova do final de semana.

“Largando da pole, procurei abrir o máximo de vantagem nas primeiras voltas, para ter uma margem de segurança com relação a quem vinha atrás”, comentou Yann, que cruzou a linha de chegada com pouco mais de 43 segundos de vantagem para o segundo colocado, Bruno Andrade, e também registrou a melhor volta da corrida. “A pista estava bem molhada e foi preciso fazer uma prova com cautela para evitar problemas. Ter largado na pole-position também ajudou bastante nesse aspecto”, destacou.

LÁ­der do campeonato, Bruno Andrade saiu da quarta posição no grid e se aproveitou dos abandonos de Fabiano Machado e Pietro Fantin – que estavam logo Á  sua frente na largada – para completar a prova em segundo e se manter na ponta da tabela de classificação. Ele e Yann Cunha dividem a quarta fila do grid da 21ª etapa do campeonato, que tem a ordem de largada definida pelo resultado da primeira prova com os oito primeiros invertendo suas posições.

“A primeira parte do meu objetivo nessa etapa de Londrina está cumprida”, enfatizou Yann depois da vitória neste sábado. “Agora é contar com o excelente acerto que temos do carro para essa pista, para conquistar outros dois bons resultados e, quem sabe, assumir a liderança do campeonato”, apontou.

Por causa da chuva, a programação do final de semana em Londrina foi alterada, e o domingo, que tinha apenas uma corrida de Fórmula 3 marcada, passa a ter duas: a 21ª e a 22ª etapas. A primeira delas a partir das 8h30 (com transmissão no site www.racetv.com.br) e a segunda Á s 13h20 com transmissão ao vivo pela RedeTV.

Confira como terminou a 20ª etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 2010 e como fica a classificação do campeonato:

Resultado – 20ª etapa
1- Yann Cunha, 26 voltas em 35min13s585
2- Bruno Andrade, a 43s377
3- Lu Boesel, a 44s039
4- Leonardo Souza, a 1 volta
5- Fernando Resende, a 1 volta
6- Duarte Ferreira, a 1 volta
7- Mateus Laba, a 2 voltas
8- Ronaldo Freitas, a 2 voltas
9- Guilherme Lago, a 10 voltas
10- Daniel Politzer, a 11 voltas
11- Fabiano Machado, a 13 voltas
12- Pietro Fantin, a 13 voltas
13- Francisco Dias, a 21 voltas

Após 20 etapas, a classificação do campeonato é a seguinte:
1- Bruno Andrade, 311 pontos
2- Yann Cunha, 309
3- Lu Boesel, 244
4- Nilton Molina, 150
5- Leonardo Souza, 121
6- Fabiano Machado, 114
7- Pietro Fantin, 108
8- Mateus Laba, 102
9- Lucas Foresti, 90
10- Aldo Piedade Jr, 24