F3 Sulamericana: Clemente Júnior termina em segundo e volta a ser o líder isolado do campeonato

Como aconteceu em Interlagos (SP) durante a primeira rodada da Fórmula 3 Sul-Americana 2007, apenas um piloto venceu no final de semana em Tarumã, no Rio Grande do Sul, que recebeu as terceira e quarta etapas da competição neste ano.

Geovane Cerutti conquistou as duas vitórias do final de semana. O líder do campeonato continua sendo o piloto Clemente Júnior (Banco Rural/Barbosa Mello/Oi/Vrum), da Cesário Fórmula, que neste domingo terminou a corrida na segunda colocação – seu terceiro pódio em três provas deste ano. Com o resultado Clemente voltou a ser o líder isolado da competição, agora com sete pontos de vantagem sobre a segunda posição que está dividida entre Fernando Galera e Geovane Cerutti. “O carro era muito rápido hoje. Pena que cometi um erro na largada e caí para a terceira posição. Depois fiquei muito tempo até ultrapassar o segundo colocado e, quanto estava chegando no líder, o safety car entrou na pista”, contou Clemente. “Não sei se eu conseguiria tomar a primeira posição do Cerutti se não fosse o safety car. Aqui a pista exige muita pressão aerodinâmica e impede que você ande muito próximo do carro que vai à frente. Isso complica na hora de ultrapassar”, detalhou.

A entrada do safety car ocorreu por conta de um acidente com o piloto Douglas Hiar (Tx Wear/RG 518/Lion of Porches/BSN) que vinha na 12ª posição quando escapou em uma das curvas mais velozes de Tarumã. Apesar da batida a 211 km/h, como acusou a telemetria do carro, Douglas nada sofreu e voltou para os boxes andando. “Meu carro tinha um problema de câmbio desde a corrida de ontem. A quarta marcha escapava o tempo todo. Naquela volta, escapou no meio da curva e perdi o controle do carro”, explicou o piloto da Comtec Motorsport. “Foi uma pena porque eu virava o mesmo tempo do líder, estava conseguindo ganhar posições e esperava fazer uma boa corrida”, lamentou Douglas, que já tinha escapado em uma curva no começo da prova por conta do mesmo problema no câmbio.

Outro piloto que enfrentou problemas na prova deste domingo foi Felipe Guimarães (WebMotors), que ontem – sábado – marcou seus primeiro ponto na Fórmula 3 Sul-Americana. Guimarães terminou a corrida em 10º lugar depois de enfrentar problemas com o equilíbrio de seu Dallara/Berta da equipe Amir Nasr Racing. “No warmup preparamos um acerto e o carro foi bastante rápido com pneus velhos. No entanto, na corrida não teve o mesmo rendimento. Ainda toquei o bico no carro de outro piloto durante uma disputa e acredito que isso interferiu bastante no rendimento, já que Tarumã exige muito da aerodinâmica dos carros”, relatou Guimarães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *