F3 Sulamericana: Piloto mineiro é um dos destaques da rodada de abertura

No último final de semana (25 e 26/3) o piloto mineiro Clemente Faria Júnior (Oi/Banco Rural/Barbosa Mello/RM Sistemas) participou da rodada de abertura do Campeonato Sul-americano de Fórmula 3, que foi disputada em Curitiba, no Paraná. Clemente foi um dos pilotos que mais surpreendeu no fim de semana e só não conseguiu resultados melhores porque teve problemas de câmbio no seu Dallara/Berta em ambas as corridas da programação.


Nas duas provas ele andou entre os primeiros colocados. “Faltou pouco para o pódio, mas mostrei que posso brigar lá na frente”, analisou Clemente Faria Jr., piloto de 18 anos de idade que compete pela equipe Cesário F3.

 


A chuva que caiu durante todo o sábado no autódromo de Curitiba acabou provocando o adiamento da primeira etapa do torneio para o dia seguinte. Nem por isso, o clima deixou de ser a principal preocupação dos pilotos durante a corrida, realizada na manhã do domingo. A prova começou com pista seca, mas antes da sua metade a chuva surpreendeu os pilotos. Clemente se aproveitou de uma ótima estratégia de sua equipe para ganhar posições na troca de pneus. Após deixar os boxes na sétima posição, o piloto mineiro subiu rapidamente para o terceiro posto e, pouco depois, assumiu a segunda colocação. Tudo se encaminhava para a conquista de seu primeiro pódio no automobilismo, quando a duas voltas do final Clemente teve problemas com a 4ª marcha e passou reto na entrada do miolo do circuito. “Foi uma pena. A equipe merecia esse pódio pelo belo trabalho nos boxes”, lamentou o tetracampeão brasileiro de kart.


 


A prova seguinte, que encerrava a programação do final de semana, mais uma vez o câmbio atrapalhou as pretensões de Clemente em relação à conquista de um bom resultado. Largando na sexta colocação, logo no inicio ele ganhou duas posições e acompanhava o ritmo dos primeiros colocados, quando novamente as marchas começaram a ‘escapar’ e o piloto mineiro foi perdendo rendimento a cada volta. A quatro giros da bandeirada, o câmbio não agüentou e Clemente foi obrigado a entrar nos boxes e abandonar a corrida. Ambas as provas do final de semana em Curitiba foram vencidas pelo piloto baiano Luiz Razia.


 


A próxima rodada dupla do Campeonato Sul-americano de Fórmula 3 acontece nos dias 21 e 22 de abril no Autódromo de Tarumã, Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *