F3000: Fábio Beretta treina na Itália visando 2008

Piloto da Fórmula 3 deve fazer sua estréia na Europa no próximo ano.

O piloto Fábio Beretta (Avanti/Itupetro) que este ano está disputando o Campeonato Sul-americano de Fórmula 3 já esta pensando na temporada 2008. Com o objetivo de estrear na Europa no próximo ano, Beretta passou este mês na Europa acompanhando algumas categorias. E neste fim de semana, na Itália, ele vai treinar com um carro da Fórmula 3000 Européia, da equipe ELK Motorsport. A categoria é vista com bons olhos por Beretta. “A 3000 já foi a principal porta de acesso para a F1. Vários que estão na categoria TOP passaram por ela. Hoje a GP2 tomou o seu lugar, mas mesmo assim ela continua com importância. Vou testar um carro e espero me dar bem. O 3000 tem mais potencia que o F3 e pneus bem diferentes. Vamos ver como me saio neste primeiro contato”, disse Beretta.

Na temporada 2007 a Fórmula 3000 Européia teve a participação de dois brasileiros: Diego Nunes – vice-campeão – e Luiz Razia, 4º colocado. A categoria percorre as principais pistas da Europa e tem um carro com 500cv de potencia e cambio seqüencial de seis marchas. “Os brasileiros que correram este ano aqui gostaram do campeonato. As corridas são bem competitivas e as equipes profissionais. Acredito ser um bom caminho para a minha estréia na Europa”, finalizou Beretta.

A equipe ELK Motorsport foi fundada neste ano depois que seu dono, o italiano Ernesto Catella, decidiu deixar a RC Motorsport (um das principais equipes da Europa) e fundar seu próprio time. Respeitado no automobilismo europeu, Catella já trabalhou com Alessandro Zanardi, Tony Kanaan e Enrique Bernoldi entre outros.

Homenagem em Americana

Nesta sexta-feira (23) Fabio Beretta foi homenageado na cidade de Americana como atleta destaque do municÁ­pio. Por conta dos compromissos na Europa, ele foi representado por seu pai, Fábio Beretta Rossi. Beretta fez questão de mandar uma mensagem e agradecer o seu prêmio ao Ricardo Veronesse, responsável pelo evento e um grande apoiador de sua carreira. “Infelizmente não participei este ano do prêmio. Mas é por uma boa causa, onde estou buscando meu lugar para estrear no automobilismo europeu. Agradeço a toda a imprensa de Americana que sempre me apoiou e em especial ao Ricardo Veronesse. Agradeço a todos e sempre estarei representando a nossa cidade em qualquer parte do mundo”, disse.