FIA F3 European: TrÁªs vencedores em Pau

As ruas da cidade francesa de Pau foram sede da terceira etapa do FIA F3 European. E três pilotos saÁ­ram vitoriosos.

O francês Esteban Ocon (Prema), lÁ­der do campeonato, alinhou na pole, e venceu a primeira prova. O austrÁ­aco Lucas Auer (Mucke) e o holandês Max Verstappen (Van Amersfoort) completaram o pódio.

O brasileiro Felipe Guimarães (Double R) terminou na 16ª posição.

A prova foi marcada por um sério acidente com o espanhol Alexander Toril (T Sport), que capotou logo na primeira volta. Toril decolou após tocar no carro do australiano Mitchell Gilbert (Fortec). O piloto saiu ileso do carro.

O britânico Tom Blomqvist (Carlin) venceu a segunda prova, disputa com pista molhada. Pole-position, Ocon, com uma suspensão avariada, após um toque com o sueco Felix Rosenqvist (Mucke) conseguiu levar o carro até a segunda posição. O britânico Jake Dennis (Carlin) completou o pódio.

Guimarães se envolveu em um toque com a colombiana Tatiana Calderón (Jo Zeller Racing), no meio da prova. O brasileiro terminou na 15ª posição.

A terceira prova da etapa foi a mais importante do evento, denominada 73º ‘Grand Prix de Pau’.

Rosenqvist, saindo da segunda posição do grid, superou o pole Ocon na largada, e venceu de ponta a ponta. Ocon foi o segundo, seguido por Blomqvist.

Rosenqvist é o primeiro sueco a vencer a tradicional ‘Grand Prix de Pau’ desde Reine Wisell em 1971.

Guimarães foi o 12º colocado.

Ocon lidera o campeonato com 164 pontos. Blomqvist é o segundo com 107.

A próxima etapa acontece em Hungaroring, na Hungria, entre os dias 31 de maio e 01 de junho.

Final, prova 1:

1 – Esteban Ocon (Dallara-Mercedes) – Prema – 27 voltas
2 – Lucas Auer (Dallara-Mercedes) – Mucke – 2″922
3 – Max Verstappen (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 5″951
4 – Jake Dennis (Dallara-VW) – Carlin – 11″368
5 – Jordan King (Dallara-VW) – Carlin – 12″673
6 – Felix Serralles (Dallara-Mercedes) – West Tec – 14″710
7 – Antonio Giovinazzi (Dallara-VW) – Carlin – 15″797
8 – Edward Jones (Dallara-VW) – Carlin – 21″196
9 – Richard Goddard (Dallara-Nissan) – T Sport – 24″022
10 – Sean Gelael (Dallara-VW) – Carlin – 24″864
16 – Felipe Guimaraes (Dallara-Mercedes) – Double R – 29″672

Final, prova 2:

1 – Tom Blomqvist (Dallara-VW) – Carlin – 22 voltas em 36’11″933
2 – Esteban Ocon (Dallara-Mercedes) – Prema – 4″551
3 – Jake Dennis (Dallara-VW) – Carlin – 4″652
4 – Antonio Giovinazzi (Dallara-VW) – Carlin – 4″910
5 – Dennis Van de Laar (Dallara-Mercedes) – Prema – 5″419
6 – Mitchell Gilbert (Dallara-Mercedes) – Fortec – 9″334
7 – Lucas Auer (Dallara-Mercedes) – Mucke – 9″601
8 – Felix Serralles (Dallara-Mercedes) – West Tec – 10″089
9 – Roy Nissany (Dallara-Mercedes) – Mucke – 16″847
10 – Hector Hurst (Dallara-Mercedes) – West Tec – 18″577
15 – Felipe Guimaraes (Dallara-Mercedes) – Double R – 1 volta

Final, prova 3:

1 – Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) – Mucke – 29 voltas em 36’01″050
2 – Esteban Ocon (Dallara-Mercedes) – Prema – 0″829
3 – Tom Blomqvist (Dallara-VW) – Carlin – 3″401
4 – Jake Dennis (Dallara-VW) – Carlin – 5″865
5 – Mitchell Gilbert (Dallara-Mercedes) – Fortec – 7″001
6 – Lucas Auer (Dallara-Mercedes) – Mucke – 7″697
7 – Dennis Van de Laar (Dallara-Mercedes) – Prema – 8″655
8 – John Bryant-Meisner (Dallara-Mercedes) – Fortec – 9″481
9 – Jordan King (Dallara-VW) – Carlin – 10″356
10 – Antonio Giovinazzi (Dallara-VW) – Carlin – 11″449
12 – Felipe Guimaraes (Dallara-Mercedes) – Double R – 19″157

Campeonato:

1.Ocon 164; 2.Blomqvist 107; 3.Auer 95; 4.Verstappen 68; 5.Fuoco 67; 6.Giovinazzi 61; 7.King 60; 8.Dennis 54; 9.Rosenqvist 49; 10.Jones 47