FIA GT: Dupla Christophe Bouchut/ Xavier Maassen vence em Monza

A dupla Christophe Bouchut/ Xavier Maassen, num Corvette C6R da Selleslagh, venceu no domingo (18/05), a segunda etapa da temporada em Monza, na Itália. O brasileiro Alexandre “Xandinho” Negrão, em dupla com Miguel Ramos, numa Maserati MC12 da Vitaphone, terminou em 2º, seguidos pela dupla Allan Simonsen/Philipp Peter, num Aston Martin DBR9 da Gigawave. Todos da classe GT1.

Na classe GT2 a vitória foi da dupla Toni Vilander/ Gianmaria Bruni, numa Ferrari 430 da AF Corse. Eles foram 10º no geral, e herdaram a vitória depois da desclassificação do Porsche 997 da dupla Richard Westbrook/ Emmanuel Collard. A dupla da Prospeed foi excluÁ­da devido a uma parada nos pits, para reabastecimento, fora das regras.


Alex Muller, que marcou a pole-postion com o Aston Martin DBR9 da Jetalliance, abandonou na 41º volta. Lukas Lichtner-Hoyer é seu parceiro de equipe.


Pela classe G2 a dupla Reanud Kuppens/ Bas Leinders, num Gillet Vertigo da Belgian, ficou com a vitória. No geral foram 23º colocados. Pela Citation Cup a vitória foi da dupla Wolfgang Kaufmann/ Aliaksandr Talkanitsa, num Corvette C5R da AT. Eles pertencem a classe GT1 e foram 18º no geral.


Bouchut/ Maassen lideram a o campeonato na classe GT1, com 15 pontos. Três dupla dividem a vice-liderança, Wendlinger/Sharp, Bertolini/Bartels, Simonsen/Peter, com 12 pontos.


Vilander/ Bruni somam 20 pontos, na liderança da classe GT2.


A próxima etapa acontece no dia 21 de junho, em Adria, na Itália.


Grid:


1. Lichtner-A.Muller (Aston Martin DBR9) – Jetalliance – 1’49″258
2. Bouchut-Maassen (Corvette C6R) – Selleslagh – 1’49″555
3. Ramos-Negrão (Maserati MC12) – Vitaphone – 1’49″737
4. Collard-Westbrook (Porsche 997) – Prospeed – 1’50″140
5. Fassler-Deletraz (Corvette C6R) – Phoenix – 1’50″227
6. Biagi-Montanari (Ferrari 430) – AF – 1’50″441
7. Peter-Simonsen (Aston Martin DBR9) – Gigawave – 1’50″584
8. Niarchos-Mullen (Ferrari 430) – Ecosse – 1’50″649
9. Vilander-Bruni (Ferrari 430) – AF – 1’50″716
10. Babini-Davies (Ferrari 430) – Ecosse – 1’51″137
11. Kirkaldy-Bell (Ferrari 430) – CR – 1’51″418
12. Malucelli-Ruberti (Ferrari 430) – Scuderia Italia – 1’51″426
13. Moser-Del Monte (Ferrari 430) – Kessel – 1’51″568
14. Russo-Companc (Ferrari 430) – Advanced – 1’51″786
15. Camathias-Rigon (Ferrari 430) – Scuderia Italia – 1’51″951
16. Bertolini-Bartels (Maserati MC12) – Vitaphone – 1’52″000
17. Forsten-Palttala (Porsche 997) – Prospeed – 1’52″040
18. Tuero-Mazzacane (Ferrari 550) – ACA Larbre – 1’52″352
19. Coggiola-Coggiola-Coggiola (Porsche 997) – Victor – 1’52”537
20. Ashburn-Williams (Porsche 997) – Trackspeed – 1’52″728
21. Leinders-Kuppens (Gillet Vertigo) – Belgian – 1’53”293
22. Talkanitsa-Kaufmann (Corvette C5R) – AT – 1’54″052
23. Vosse-Franchi (Saleen S7R) – Larbre – 1’54″218
24. Kox-Rusinov (Lambo Murcielago) – Reiter – 1’54″869
25. Menten-Piccini (Saleen S7R) – Rbimmo – 1’56″062
26. Heyer-Vojitech (Mosler MT900) – Go to one – 1’56″194
27. Lacko-Jirasek (Mosler MT900) – Go to one – 1’56”234
28. Wendlinger-Sharp (Aston Martin DBR9) – Jetalliance – 2’05″137
29. Konopka-Konrad-Edwards (Saleen S7R) – ARC – sem tempo
30. Hezemans-Gollin (Corvette C6R) – Phoenix – sem tempo
31. Kumpen-Longin (Saleen S7R) – Peka – sem tempo


Final:


1 – Bouchut/Maassen (Corvette C6R) – Selleslagh – 66 voltas em 2’00’34″443
2 – Negrão/Ramos (Maserati MC12) – Vitaphone – a 24″552
3 – Simonsen/Peter (Aston Martin DBR9) – Gigawave – a 52″567
4 – Gollin/Hezemans (Corvette C6R) – Phoenix – a 54″245
5 – Bertolini/Bartels (Maserati MC12) – Vitaphone – a 1’14″192
6 – Kumpen/Longin (Saleen S7) – Peka – a 1 volta
7 – Wendlinger/Sharp (Aston Martin DBR9) – Jetalliance – a 1 volta
8 – Franchi/Vosse (Saleen S7) – Labre – a 1 volta
9 – Daoudi/Aucott (Maserati MC12) – JMB – a 2 volta
10 – Vilander/Bruni (Ferrari F430) – AF Corse – a 2 volta
11 – Montanari/Biagi (Ferrari F430) – AF Corse – a 2 volta
12 – Babini/Davies (Ferrari F430) – Ecosse – a 2 volta
13 – Tuero/Mazzacane (Ferrari 550) – ACA – a 2 volta
14 – Ruberti/Malucelli (Ferrari F430) – BMS – a 3 volta
15 – Rigon/Camathias (Ferrari F430) – BMS – a 3 volta
16 – Kirkaldy/Bell (Ferrari F430) – CR – a 3 volta
17 – Mullen/Sugden (Ferrari F430) – CR – a 3 volta
18 – Kaufmann/Talkanitsa (Corvette C5R) – AT – a 3 volta
19 – Russo/Perez Companc (Ferrari F430) – Advanced – a 3 volta
20 – Del Monte/Moser (Ferrari F430) – Kessel – a 3 volta
21 – Forsten/Palttala (Porsche 997) – Prospeed – a 5 volta
22 – Williams/Ashburn (Porsche 997) – Trackspeed – a 5 volta
23 – Kuppens/Leinders (Gillet Vertigo) – Belgian – a 5 volta
24 – Coggiola/Coggiola/Coggiola (Porsche 997) – Victor – a 5 volta
25 – Kox/Rusinov (Lamborghini Murcielago) – Spartak – a 24 volta
26 – Muller/Lichtner-Hoyer (Aston Martin DB9) – Jetalliance – a 25 volta
27 – Fassler/Deletraz (Corvette C6R) – Phoenix – a 25 volta
28 – Edwards/Konopka (Saleen S7) – ARC – a 40 volta
29 – Lacko/Jirasek (Mosler MT 900) – Go To One – a 40 volta
30 – Piccini/Menten (Saleen S7) – B-Racing – a 59 volta
31 – Simoncini/Strada/Morini (Chrysler Viper) – Lanza – a 59 volta
32 – Heyer/Vojtech (Mosler MT 900) – Go To One – a 62 volta


Desc- 10 – Westbrook/Collard (Porsche 997) – Prospeed – a 2 volta


Campeonato:


GT1: 1. Bouchut/Maassen 15 pontos; 2. Wendlinger/Sharp, Bertolini/Bartels, Simonsen/Peter 12; 3. Ramos/Negrao 10


GT2: 1. Vilander/Bruni 20 pontos; 2. Montanari/Biagi 13; 3. Ruberti/Malucelli & Kirkaldy/Bell 11; 4. Rigon/Camathias, Babini/Davies, Mullen 6.