A dupla Marc Basseng/ Markus Winkelhock (All-Inkl/ Lamborghini Murcielago 670 R-S) venceu neste sábado (09/04), em Zolder, na Bélgica, a prova classificatória da 2ª etapa da temporada. Foi a primeira vitória dos pilotos e da equipe na categoria. A dupla Mike Hezemans / Nicky Catsburg (Team China/ Corvette Z06) terminou em 2º, com a dupla Alex Müller / Tomas Enge (AMR Young Driver/ Aston Martin DB9) na 3ª posição.
Logo na primeira curva um toque entre o pole-position Nicky Pastorelli (All-Inkl/ Lamborghini Murcielago 670 R-S) e Stefan Mucke (AMR Young Driver/ Aston Martin DB9) provocou uma confusão que envolveu vários carros.
Catsburg assumiu a ponta na segunda curva, seguido por Frederic Makowiecki (Marc VDS/ Ford GT) e Winkelhock, que havia largado em 10º.
Basseng manteve a terceira posição depois dos pit stops obrigatórios, atrás de Hezemans e Christian Hohenadel (Hexis/ Aston Martin DBR9). Faltando vinte minutos para o final os três primeiros estavam separados por menos de um segundo. Depois de se defender por várias voltas, Hezemans acabou sendo superado por Basseng. Pouco depois piloto da Lamborghini assumiu a liderança.
Faltando quatro voltas para o final Basseng e Hohenadel se tocaram de leve, com o Aston Martin abandonando, com a suspensão quebrada.
Basseng/ winkelhock venceu com 3s2 de vantagem sobre Hezemans/Catsburg. Muller/Enge completaram o pódio, recebendo a bandeirada com apenas 0s063 de vantagem sobre a dupla Karl Wendlinger/ Thomas Kox (Swiss/ Lambo Murcielago). Makowiecki/ Maxime Martin foram 5º, seguidos pela dupla Clivio Piccione/ Stef Dusseldorp (Hexis/ Aston Martin DB9).
O brasileiro Jaime Câmara (DKR/ Corvette Z06), em dupla com francês MichaÁ«l Rossi, aproveitou os abandonos para terminar na 9ª posição.
A dupla brasileira Enrique Bernoldi/ Ricardo Zonta Sumo Power/ Nissan GT-R), com problemas no carro, abandonou a dez voltas do fim.
Entre os diversos toques e acidentes um foi insólito. Os dois Ford GT da Belgian Racing se tocaram na segunda curva da 9ª volta, com ambos os carros abandonando devido Á s avarias sofridas.
Piccione/ Dusseldorp lideram o campeonato com 28 pontos, quatro a mais do que Basseng/ Winkelhock.
A segunda etapa da temporada 2011 do FIA GT está marcada para as 9h45 (de BrasÁlia) deste domingo, com transmissão ao vivo no site oficial da categoria (http://www.gt1world.com/gt1tv). O canal por assinatura Bloomberg Television exibirá a prova no decorrer da programação do domingo.
Grid:
1. Schwager/Pastorelli All-Inkl Lamborghini 1m27s691
2. Muller/Enge Young Driver Aston 1m28s119
3. Turner/Mucke Young Driver Aston 1m28s170
4. Hezemans/Catsburg China Corvette 1m28s283
5. Dumbreck/Westbrook JR Nissan 1m28s359
6. Hohenadel/Piccini Hexis Aston Martin 1m28s424
7. Luhr/Krumm JR Nissan 1m28s521
8. Campbell-Walter/Brabham Sumo Power Nissan 1m28s555
9. Wendlinger/Kox Swiss Lamborghini 1m28s408
10. Basseng/Winkelhock All-Inkl Lamborghini 1m28s546
11. Zonta/Bernoldi Sumo Power Nissan 1m28s595
12. Martin/Makowiecki Marc VDS Ford 1m28s665
13. Hennerici/Leinders Marc VDS Ford 1m28s897
14. Rossi/Camara DKR Corvette 1m30s743
15. Piccione/Dusseldorp Hexis Aston Martin 1m29s258
16. Pavlovic/Matzkev Belgian Ford 1m29s664
17. Beche/Ickx Belgian Ford 1m29s686
18. Nilsson/Janak Swiss Lamborghini 1m29s857
Final:
1. Basseng/Winkelhock All-Inkl Lamborghini 39 voltas em 1h00m19.287
2. Hezemans/Catsburg China Corvette + 3.251
3. Muller/Enge Young Driver Aston + 6.715
4. Wendlinger/Kox Swiss Lamborghini + 6.778
5. Martin/Makowiecki Marc VDS Ford + 7.055
6. Piccione/Dusseldorp Hexis Aston Martin + 11.128
7. Luhr/Krumm JR Nissan + 33.588
8. Nilsson/Janak Swiss Lamborghini + 1m12.490
9. Rossi/Camara DKR Corvette + 1m17.326
Abandonos:
Hohenadel/Piccini Hexis Aston Martin 36 voltas
Campbell-Walter/Brabham Sumo Power Nissan 33 voltas
Zonta/Bernoldi Sumo Power Nissan 29 voltas
Pavlovic/Matzke Belgian Ford 10 voltas
Beche/Ickx Belgian Ford 10 voltas
Turner/Mucke Young Driver Aston 3 voltas
Dumbreck/Westbrook JR Nissan 1 voltas
Schwager/Pastorelli All-Inkl Lamborghini 1 voltas
Hennerici/Leinders Marc VDS Ford 0 voltas