FIA GT3: Jaguar apresenta o novo XKR e é aguardado no Brasil

Foi apresentado em Birmingham, Inglaterra, o mais novo integrante do Campeonato Europeu FIA de GT3, o Jaguar XKR, um dos modelos que em 2007 estarão nas pistas nacionais para disputar o torneio de estréia da categoria no País.

Foi na sede da Apex Motorsport, empresa comandada por Richard Lloyd, que foram feitos os primeiros trabalhos de desenvolvimento do novo Jaguar XKR, mais um carismático modelo que em 2007 entra na disputa do FIA GT3 European Championship – ou Campeonato Europeu FIA de GT3. Também é um dos carros que provavelmente serão vistos nas pistas nacionais por ocasião da realização do GT3 Brasil Championship, torneio terá início no meio do ano. Ele foi apresentado em primeira mão para a mídia especializada em automobilismo de competição da Europa, com a afirmação de que será um grande sucesso nas pistas. Em se tratando da Jaguar, é melhor acreditar.

Lloyd e a Apex Motorsport foram protagonistas de um grande sucesso nas pistas em tempos passados. E, ainda recentemente, reviveram um desses bons momentos ao vencer as 24 Horas de Le Mans de 2003 com um Bentley . “A Jaguar estava fazendo falta nessa lista de carros de primeira linha que participam do FIA GT3”, diz Lloyd, referindo-se ao grid mais do que espetacular da categoria, que reúne também Aston Martins, Ferraris, Maseratis, Porsches, Corvettes, Vipers, entre outras lendas das pistas. “Nós acreditamos que o novo XKR tem um grande potencial para ganhar corridas. Recebemos o primeiro modelo para ser trabalhado no final de setembro e tivemos pouquíssimo tempo para fazer os acertos necessários. Temos muito trabalho pela frente até o primeiro teste oficial, programado para acontecer em fevereiro. E, claro, ainda teremos muitas providências a serem tomadas até o início da temporada em maio no circuito de Silverstone, Inglaterra”, continua Richard Lloyd.

O primeiro carro produzido pela Apex Motorsport já foi vendido para uma equipe que disputará o Campeonato Europeu de GT3, e a empresa já conta com mais duas consultas. “Estamos confiantes que muitos XKR estarão nos paddocks do Campeonato Europeu e também nos Campeonatos de GT3 que estrearão em vários lugares do mundo em 2007, como noBrasil, Inglaterra, Alemanha, Espanha e Itália”, observa Richard Lloyd.

A Apex Motorsport tem as bênçãos da Jaguar para competir com o XKR, mas atuará como uma empresa independente da fábrica. Em setembro de 2006, por ocasião da apresentação do programa de competições, Stuart Dyble, diretor da Jaguar, comentou: “Damos as boas vindas a essa iniciativa que está resultando na produção de carros de corrida da marca e pelo fato de estarmos presentes, novamente, nos circuitos de corrida de vários países do mundo. O XKR foi lançado recentemente como um modelo próprio para andar nas ruas e a versão GT3 é evolução natural desenvolvida para as competições.”

O Jaguar XKR GT3 vem equipado com um motor V8 de 4,2 litros de capacidade cúbica e compressor. Mantém o mesmo bloco de alumínio do modelo normal de série. Recebeu, porém, algumas modificações previstas no regulamento da GT3. As especificações gerais do carro já estão praticamente determinadas, mas a versão definitiva só será conhecida depois dos testes oficiais da FIA ― Federação Internacional do Automóvel ―, que acontecerão em Monza, Itália, nos dias 22 e 23 de fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *