FIA GT3: Sucesso desde a estréia

O torneio que estreará no Brasil em 2007 começou como um campeonato de âmbito europeu superlativo em todos os sentidos. Durante toda a temporada de 2006, exibiu uma altÁ­ssima média de carros, equipes, pilotos e marcas envolvidos.


Prestes a chegar ao Brasil com a denominação de Brasil GT3 Championship, o GT3 European Championship (ou Campeonato Europeu de GT3) atingiu um sucesso notável em sua temporada de estréia, realizada em 2006. Disputado por carros que povoam os sonhos dos admiradores do automóvel de todo o mundo, o torneio reuniu nada menos que oito marcas diferentes e lotou autódromos com um público que viu na pista duelos protagonizados por verdadeiros objetos do desejo.


Encerrada recentemente na Europa, a primeira temporada mostrou que o novo torneio brasileiro terá força para atrair participantes, público e patrocinadores. A edição de estréia no Velho Continente foi realizada em cinco corridas: Silverstone (Inglaterra), Oschersleben (Alemanha), Spa-Francorcamps (Bélgica), Dijon (França) e Mugello (Itália). Em cada evento, que é dividido em duas etapas com pontuação individual, os carros são pilotados por dois pilotos. Ao longo do ano, um total de 132 pilotos disputaram provas do torneio – número impressionante para um Campeonato em primeiro ano. Outra estatÁ­stica que chama a atenção é a média de carros inscritos nos cinco encontros: nada menos que 42 puros-sangues da indústria automobilÁ­stica mundial.


Entre essas máquinas, oito marcas diferentes estiveram na pista, entre dez homologadas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA): Ferrari F430, Aston Martin DBRS9, Maserati GrandSport Light, Lamborghini Gallardo, Porsche 997, Chevrolet Corvette Z06, Dodge Viper Coupé e Ascari ZW1R. Também são esperados para 2007 – e, inclusive, podem vir ao Brasil – os recém homologados Morgan Aero V8, Ford GT e Jaguar XKR.


Pilotos e equipes defenderam 16 equipes de paÁ­ses como a Inglaterra, França, Itália, Áustria e Alemanha. Os carros que mais venceram foram Porsche e Dodge Viper (quatro etapas cada). Porém, estes sucessos nem sempre aconteceram com a mesma dupla. Já Ferrari e Aston Martin ganharam uma etapa cada. O segredo do campeão foi manter a regularidade. O inglês Sean Edwards, de 20 anos, mudou de parceiro durante a temporada e, portanto, foi campeão sozinho ao volante de um Porsche 997.

A organização do torneio brasileiro estará a cargo da SRO Latin America, associação composta por Stephane Ratel e os empresários brasileiros Walter Derani e Antonio Hermann, este último, inclusive, detentor dos direitos de organização das Mil Milhas Brasileiras. Ratel é um francês radicado na Inglaterra que é o detentor dos direitos de realização dos Campeonatos Mundiais de FIA GT1 e GT2, do Europeu de GT3 e do Inglês de Fórmula 3, entre outros. A SRO Latin America funcionará nos moldes da SRO ― Stephane Ratel Organisation ―, empresa fundada pelo empresário francês para a organização de competições internacionais.